Remédios para fortalecer o sistema imunológico

Para fortalecer nosso sistema imunológico devemos cuidar de vários aspectos, não apenas ter uma boa alimentação, mas também incluir suplementos probióticos, fazer exercícios regularmente,e e controlar o nível de estresse em que vivemos.

O sistema imunológico é o sistema de defesa que protege o corpo das doenças. É composto por um conjunto de células, tecidos e órgãos, que funcionam em equipe. Sua tarefa mais importante é nos defender contra agentes externos e de infecções.

Para saber como pode fortalecê-lo, recomendamos que experimente os seguintes remédios.

Problemas do sistema imunológico.

Se o nosso sistema imunológico não funcionar corretamente, isso pode nos causar sérios problemas. Os distúrbios do sistema imunológico podem ser divididos em quatro categorias:

Imunodeficiência adquirida: diminuem as células do sistema imunológico como consequência de agentes externos como o HIV.
Distúrbios autoimunes: o sistema imunológico ataca suas próprias células por engano, tomando-as por substâncias estranhas.
Alergias: processos que aparecem quando o sistema imunológico reage desproporcionalmente a um determinado estímulo.
Câncer do sistema imunológico.
O importante é ter um sistema imunológico forte e um organismo equilibrado, para que possamos lidar com todos os tipos de patógenos e circunstâncias.

Remédios para fortalecer o sistema imunológico

Remédios para fortalecer o sistema imunológico.

Aqui estão alguns remédios naturais à nossa disposição que ajudarão a fortalecer o sistema imunológico.

Alho

O alho contém compostos sulfurosos, como alicina e ajoene. De acordo com vários estudos, esses compostos eliminam bactérias, e estimulam o sistema imunológico do corpo. Além de ter ação antibacteriana, antiviral e antifúngica, ajuda a nossa saúde cardiovascular. Para desfrutar de todos os seus benefícios devemos consumir o alho cru. No entanto, é preferível fazê-lo depois de deixar que repouse alguns minutos, depois de cortá-lo.

Equinácea

A Echinacea purpurea ou angustifolia é uma planta com propriedades antibióticas. Por sua vez, é excelente para estimular o sistema imunológico. É considerada uma planta imunoestimulante e adaptogênica. O que quer dizer que nos ajuda a manter bons níveis de energia, reduzindo o estresse e a fadiga.

Para ser realmente eficaz, é aconselhável tomá-la por três meses, com um período de descanso de 15 dias, e continuar tomando por mais um mês. Vamos tomar 2,5 g por dia, como dose de manutenção. Não é indicada para crianças com menos de três anos de idade, ou pessoas com tratamento imunossupressor

Unha de gato

A variedade mais eficaz é chamada de Uncaria tomentosa. São muitas as propriedades da unha de gato. Entre elas, seu efeito positivo sobre o sistema imunológico que aumenta as defesas do nosso organismo. Como é uma planta amarga, pode não ser bem tolerada por algumas pessoas. Além disso, seu uso durante a gravidez e lactação não é recomendado, pois pode alterar o sabor e a produção de leite.

Os probióticos

Os probióticos são suplementos que contêm microrganismos vivos, principalmente bactérias, mas não são tóxicos ou patogênicos, mas fazem parte da nossa microbiota usual. Para modificar a resposta imunológica, é muito importante a aderência dos probióticos ao epitélio intestinal. Se a adesão é boa, estes conseguem impedir que bactérias patogênicas o façam.

No entanto, o seu efeito não é permanente, por isso devem ser tomados regularmente. Alguns alimentos são ricos em probióticos, tais como:

Iogurte
Kefir
Chucrute
Chocolate amargo.
Algas marinhas, como espirulina e chlorella.
Missô
Kombucha

Fazer exercício também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Nós todos sabemos que você deve se exercitar regularmente. O esporte nos dá vitalidade, oxigena, melhora o humor e nos ajuda a queimar gordura. Por sua vez, mantém nosso sistema imunológico alerta para evitar infecções.

Em geral, fazer exercícios e manter uma boa dieta, rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais, é a melhor maneira de manter nosso corpo saudável.

Plantas com efeitos sedativos

Tenha em mente que o estresse gera situações de alerta. Quando estamos em alerta desviamos energia para os músculos e o cérebro, mobilizando o corpo para a ação. Isso nos faz subtrair combustível ao sistema imunológico e, portanto, nos torna vulneráveis.

Finalmente, para fortalecer nosso sistema imunológico devemos controlar nossos níveis de estresse e ansiedade, usando remédios naturais, como as infusões de plantas sedativas como valeriana, lima, maracujá e espinheiro-branco.

Remédios para fortalecer o sistema imunológico

6 dicas para fortalecer seu sistema imunológico.

Hábitos tão simples como nos mantermos hidratados e dormir bem nos ajudam a fortalecer o sistema imunológico, por isso, não há desculpas para não fazê-lo. Nossa saúde depende disso.

O sistema imunológico é o mecanismo de defesa que o nosso corpo dispõe para nos proteger contra infecções, bactérias, ou qualquer coisa que possa nos fazer mal.

Por isso, fortalecer o sistema imunológico deve ser uma das nossas prioridades se quisermos ser pessoas saudáveis.

Apesar de sua importância, nos ensinaram mais como cuidar dos nossos dentes ou da nossa pele, mas nem sempre os hábitos que podem nos ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Neste artigo queremos falar justamente sobre disso. Você descobrirá que essas dicas são bem simples e altamente recomendados para ter uma melhor qualidade de vida em geral.

Conselhos para ter um sistema imunológico mais forte.

1. Durma bem

Dormir é mais do que um prazer, é uma obrigação para que seu corpo se mantenha saudável.

Quando dormimos, as células se regeneram e o corpo se cura. Isso se deve ao fato de que os anticorpos existentes no organismo combatem as dores, as lesões e outras doenças.

Quando não dormimos o suficiente, estamos retirando a oportunidade e o tempo do corpo de conseguir o rejuvenescimento e a reparação.

Agora você já sabe: em sua lista de coisas para fazer para se manter saudável deve estar dormir por 8 horas todas as noites para fortalecer o sistema imunológico.

2. Coma mais frutas cítricas e vegetais crus, e menos carnes e laticínios.

Em geral, as verduras e frutas contêm altos níveis de antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Quando consumimos uma dose saudável de cítricos, podemos ter certeza de que obtemos a vitamina C e os antioxidantes que precisamos.

Ao manter uma dieta rica em vegetais e frutas cruas, nos asseguramos de que o corpo está preparado para evitar as doenças que estão no ambiente.

O sistema imunológico depende de um intestino saudável e, se estivermos consumindo alimentos ricos em proteínas como carnes, ovos ou laticínios, notaremos uma dramática redução na saúde imunitária.

Com os alimentos de rápida digestão, como as frutas e verduras, as proteínas são eliminadas com maior rapidez.

3. Faça exercícios diariamente

O exercício é uma grande ajuda para reduzir as possibilidades de contrair doenças crônicas e epidêmicas.

Se você reclama de que não tem tempo para fazê-lo, você deve saber que o exercício físico não precisa tomar muito tempo nem dinheiro.

Pense nisso: o dia tem 24 horas, das quais 8 são para dormir. O resto do tempo fica disponível para fazer o que desejamos e, certamente, você poderá encontrar pelo menos 30 minutos livres.

Basta reservar uma hora por dia para fazer algo que gosta: dançar, fazer ioga, caminhar, andar de bicicleta ou correr.

Qualquer atividade ajudará a fortalecer seu sistema imunológico, além de fazer você se sentir melhor e cheio de energia.

Além disso, o exercício está diretamente relacionado com a diminuição do estresse. Por isso, você não apenas melhora sua saúde, como também se sente mais feliz.

Busque qualquer oportunidade para fazer um pouco de exercício. Sejam por 30 minutos contínuos ou três intervalos de 10 minutos.

4. Mantenha-se hidratado

Lembre-se de que beber pelo menos oito copos de água por dia ajuda a nos mantermos hidratados e a fortalecer o sistema imunológico.

Esta quantidade é incrivelmente pequena levando em consideração que somos compostos de cerca de 80% de água.

Apesar da grande importância que a água tem na nossas vida, muitas pessoas estão cronicamente desidratadas, e isso tem um efeito importante no sistema imunológico.

Sem água suficiente no corpo, não podemos eliminar as toxinas e outras impurezas que se acumulam ao longo do dia de forma eficaz.

Se não forem eliminadas, as toxinas são absorvidas em nossa corrente sanguínea e enfraquecem nosso sistema imunológico.

A desidratação causa um mau funcionamento dos órgãos e deixa as portas abertas para as doenças.

Nossa recomendação é que você consuma pelo menos 2 litros de água por dia. Para evitar que a falta de água seja um pretexto, recomendamos que você sempre carrega uma garrafa de água.

5. Mantenha uma higiene correta

Esta é dica para fortalecer o sistema imunológico que nos ensinam desde pequenos. As bactérias, os vírus e todos os fatores que podem prejudicar nossa saúde são encontrados em todos os lados.

Por isso, ter uma higiene correta é extremamente necessário para nos mantermos afastados das doenças.

As principais recomendações são:

Use pasta de dentes antibacteriana
Não leve as mãos à boca
Tome banho todos os dias
Lembre-se de que no momento de escolher seus produtos de higiene é preciso se afastar de compostos químicos perigosos ou nocivos.

Escolher elementos naturais sempre será a melhor opção.

6. Diga “não” ao cigarro.

Fumar, ou simplesmente inalar fumaça, afeta todos os órgãos do corpo e enfraquece o sistema imunológico.

Cada vez mais cidades proíbem fumar na maioria das áreas públicas pelo teor tóxico e nocivo deste hábito.

O tabaco é um dos culpados pela hipertensão e por vários tipos de câncer, particularmente os relacionados ao sistema respiratório.

Além disso, se você está tentando fortalecer seu sistema imunológico, o tabaco acabará com todos os seus esforços.

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

Um comentário em “Remédios para fortalecer o sistema imunológico

  • 12 de agosto de 2019 em 12:38 AM
    Permalink

    Wow! Thank you! I continually needed to write on my blog something like that. Can I take a part of your post to my blog?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *