Remédios naturais para aliviar as cólicas menstruais

Além de nos ajudar a reduzir o desconforto e a dor das cólicas menstruais, esses remédios também nos ajudarão a combater a fadiga e os desequilíbrios que ocorrem nesse período.

Sentir dor durante a menstruação é muito comum. Saiba como aliviar as cólicas menstruais, que podem ser leves ou graves. Geralmente, os sintomas surgem na região do abdômen.

As cólicas menstruais costumam desaparecer após 48 horas, dependendo da mulher. O problema é que a dor pode afetar nossas vidas diárias.

Infusões de ervas naturais para aliviar as cólicas menstruais.

Tomar infusões de ervas naturais é um ótimo remédio que pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais. As infusões de canela e camomila são as mais utilizadas para acalmar esse tipo de desconforto.

A infusão de canela é ideal devido ao seu grande efeito relaxante. Além disso, ajuda a regular os ciclos menstruais irregulares.

Ingredientes:

1 xícara de água (250 ml)
2 paus de canela

Preparação:

Primeiro, coloque a água no fogo e, quando começar a ferver, junte os 2 paus de canela.
Deixe repousar por 5 minutos.
Após o tempo indicado, coe, sirva em um copo e beba.

Chá de camomila.

A infusão de camomila contém compostos florais favoráveis ??para aliviar as cólicas menstruais.

Ingredientes:

1 colher de sopa de flores de camomila (15 g)
1 xícara de água (250 ml)

Preparação:

Primeiro, aqueça a xícara de água juntamente com as flores de camomila.
Quando estiver fervendo, retire do fogo e deixe descansar por cerca de 15 minutos.
Despeje em um copo e beba.
Durma bem
Mulher dormindo
Dormir entre 6 e 8 horas durante a noite fará com que o seu corpo se sinta descansado. Isso ajudará a aliviar as cólicas menstruais e você notará menos a dor intensa que elas causam.

A melhor coisa hoje em dia é se manter relaxada. Encontre um bom livro e passe a tarde em casa, acompanhada de uma boa xícara de chá.

Remédios naturais para aliviar as cólicas menstruais

Cenoura para aliviar as cólicas menstruais.

O consumo de suco de cenoura é uma das maneiras mais fáceis de lidar com os problemas durante a menstruação.

Comer cenouras cruas ou beber seu suco pode ajudar a regular o fluxo sanguíneo. Por sua vez, proporciona alívio da dor e nos permite deixar de lado a exaustão causada durante esses dias.

Ingredientes:

4 xícaras de água (1 litro)
4 cenouras

Preparação:

Em um liquidificador, adicione as 4 xícaras de água e as cenouras previamente descascadas.
Bata por cerca de 3 minutos até obter uma consistência homogênea.
Despeje em um copo e desfrute de um delicioso suco de cenoura.

Gengibre para aliviar as cólicas menstruais.

O gengibre reduz o nível de prostaglandinas que causam dor. Também combate a fadiga associada à síndrome pré-menstrual (TPM) e ajuda a regular os períodos menstruais.

O gengibre é muito eficaz no alívio da dor e inflamação. Por estas razões, esta planta pode aliviar o desconforto associado às cólicas menstruais.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de raiz de gengibre cortada em pequenos pedaços (30 g)
2 xícaras de água (500 ml)

Preparação:

Adicione a água e os pedaços de gengibre em uma panela e leve para ferver.
Após a primeira fervura, abaixe o fogo e deixe ferver por mais uma hora.
Finalmente, coe e beba o chá.

Salsa.

O suco de salsa é uma fonte potente e concentrada de todos os nutrientes desta erva. Assim, inclui uma rica variedade de vitaminas, minerais, antioxidantes, enzimas, clorofila e óleos voláteis.

O suco de salsa é muito benéfico para tratar as cólicas que ocorrem durante a menstruação.
A salsa contém apiol, que é um componente do estrogênio que ajuda a regular a menstruação e as cólicas.
É aconselhável beber 70 ml de suco de salsa por dia durante o período menstrual até perceber que as dores desapareceram ou diminuíram.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de salsa fresca (30 g)
1 xícara de água (250 ml)

Preparação:

Antes de mais nada, lave muito bem a salsa com água fria.
Adicione a salsa e a água no copo do liquidificador e processe por alguns minutos.

Calêndula.

Um remédio muito eficaz e ao mesmo tempo muito benéfico são as infusões baseadas em calêndula. É tão eficaz que a dor desaparece instantaneamente. Esta planta destaca-se por aliviar os espasmos uterinos e regular o sangramento excessivo.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de flores de calêndula (30 g)
Uma colher de chá de mel (7,5 g)
1 xícara de água (250 ml)

Preparação:

Primeiro, aqueça a água e adicione uma colher de chá de mel juntamente com as flores de calêndula e deixe ferver por cerca de 10 minutos.
Desligue e espere a infusão descansar por 15 minutos.
Por fim, coloque em um copo e beba.
Para que as cólicas menstruais não se tornem um fardo para você, não hesite em tentar descobrir os benefícios desses remédios naturais saudáveis.

Fatores que podem atrasar a menstruação.

Um atraso na menstruação é algo que pode acontecer com qualquer mulher. Por isso, é bom conhecer os possíveis fatores que podem atrasar a menstruação.

Um atraso na menstruação é o primeiro indício de uma gravidez. No entanto, essa possibilidade nem sempre é a causa do atraso. Pois os fatores que podem provocar um atraso na menstruação são muito variados. Pode ser, inclusive, que você não conheça todos esses fatores.

Um atraso na menstruação pode acontecer com qualquer mulher, inclusive com aquelas que sempre tiveram ciclos regulares.

Quando o atraso na menstruação ocorre apenas por um mês, não há motivos para maiores preocupações. Mas se essa situação se tornar constante, o ideal é se consultar com um ginecologista para descobrir a razão desses atrasos.

Remédios naturais para aliviar as cólicas menstruais

Fatores que podem atrasar a menstruação.

Gravidez:

Muitas mulheres pensam em primeiro lugar nessa opção quando a menstruação atrasa. Para mulheres que utilizam métodos contraceptivos de maneira disciplinada, essa possibilidade pode ser praticamente descartada.

Apesar de ser verdade que o primeiro sintoma da gravidez é a interrupção da menstruação, aproximadamente uma em cada três grávidas apresenta sangramento pouco intenso durante o primeiro trimestre de gravidez.

“Se a menstruação atrasou por alguns dias e, em seguida, vem com um aspecto diferente do comum, há grandes chances de você estar grávida”

Problemas relacionados ao estresse e à ansiedade.

A regularidade do ciclo menstrual pode ser facilmente afetada por muitos fatores. As emoções fortes e duradouras podem causar um atraso na menstruação. Em alguns casos, acontece o contrário também: o ciclo chega antes da data esperada.

Paralelamente, a possibilidade de que a produção hormonal seja prejudicada por uma carga considerável de ansiedade ou estresse é alta. O estresse, inclusive, pode inibir a ovulação, por isso a menstruação não vem.

São muitos os fatores da vida cotidiana que podem provocar estresse extremo. Esses fatores vão desde problemas financeiros, profissionais, familiares até a intensidade de trabalho, um ambiente ruim no trabalho ou mudanças nos horários habituais.

Quando o método contraceptivo falha no ato sexual ou a mulher esquece de tomar a pílula, o estresse gerado pelo medo de ter engravidado é suficiente para que o ciclo não apareça na data esperada.

Além disso, a ansiedade também contribui para um atraso na menstruação. Quando o ciclo não vem, a ansiedade aumenta e, assim, a situação entra num círculo vicioso. A recomendação, então, é fazer um teste de gravidez para quebrar esse ciclo de ansiedade.

Doenças ou presença de infecções.

Um simples vírus ou infecções comuns, como uma amigdalite, podem ser os fatores responsáveis pelo atraso da menstruação. O consumo de alguns medicamentos também pode provocar o mesmo efeito. Alguns deles são:

Corticoides.
Quimioterápicos.
Anti-hipertensivos.
Imunossupressores.
Os antibióticos não provocam atrasos no ciclo menstrual na maioria dos casos. Mas podem interferir na efetividade do método contraceptivo.

Variações de peso.

Quando o corpo da mulher sofre variações bruscas de peso em pouco tempo, a regularidade do ciclo menstrual pode ser afetada. A produção de estrogênio é favorecida pelas células gordurosas e esse é o hormônio responsável por amadurecer os óvulos.

Quando a mulher ganha ou perde muito peso em pouco tempo, a quantidade de gordura corporal sofre alterações. Então, isso traz como consequência mudanças nos níveis de estrogênio que afetam a ovulação e, como resultado, a regularidade da menstruação.

Atividade física em excesso

As alterações no ciclo menstrual são frequentes em atletas de alto rendimento. A baixa quantidade de gordura corporal, um alto gasto calórico e o estresse provocado pelos treinamentos são os possíveis culpados pelos atrasos na menstruação dessas mulheres.

 

Imagem Folheados

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

3 comentários em “Remédios naturais para aliviar as cólicas menstruais

  • 30 de maio de 2019 em 12:10 AM
    Permalink

    Gostei muito do seu poste,vou a companhar suas publicações. Este tipo de publicação tem me ajudado muito.

    Resposta
  • 29 de maio de 2019 em 10:41 PM
    Permalink

    Gostei muito das dicas, obrigado!
    Que Deus te abençoe suas dicas ajudam de verdade.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *