Remédios caseiros para controlar a febre

Nosso corpo é inteligente. A febre é uma das ações mais brilhantes de sua estratégia para atacar as infecções. Controlar a febre com remédios caseiros é uma ótima fórmula para restaurar a saúde quando a febre está muito alta.

Caso as altas temperaturas tenham aparecido espontaneamente é porque o organismo está preparado para eliminar bactérias e vírus nocivos. Ou seja, a febre não é um problema, mas parte da cura, a menos que a temperatura exceda os 38,5 ºC. Nesse caso, é hora de agir para que o corpo recupere sua normalidade.

Remédios caseiros para controlar a febre.

Hipócrates, o famoso médico da Grécia antiga, disse: “Dê-me febre e vou curar todas as doenças”. Ele estava se referindo à habilidade do corpo de destruir os inimigos internos através do calor. A medicina hipocrática contava com esse poder de autocura.

Certamente, as bactérias e vírus podem viver confortavelmente dentro de nosso corpo, já que nossa temperatura normal é perfeita para o seu crescimento.

No entanto, ao encontrar a febre, eles ficam limitados em sua capacidade reprodutiva, o que permite que as defesas do organismo os combatam com mais eficácia.

Por isso, a febre é nossa aliada. No entanto, podemos nos juntar à batalha para recuperar nossa saúde se adotarmos algumas ações.

Dessa forma, usar remédios caseiros para controlar a febre é a opção ideal.

Caldo de casca de batata para controlar a febre.

Certamente, você precisa ficar bem hidratado para substituir os fluidos que são perdidos através do suor. Portanto, prepare sopas cheias de nutrientes para fortalecer seu sistema imunológico.

Isso permitirá que o corpo se dedique a combater a febre sem dedicar mais esforço ao processo digestivo. Um caldo de cascas de batata tem vitaminas e minerais ideais para restaurar sua saúde.

Ingredientes:

3 batatas médias
1 cenoura
4 dentes de alho
1 talo de aipo
1 cebola
4 xícaras de água (1 litro)
Salsa picada (opcional)
Sal e pimenta a gosto)

Preparação:

Primeiro, lave e descasque os legumes. Reserve as cascas das batatas.
Em segundo lugar, pique os legumes em fatias.
Coloque a água em uma panela. Adicione as cascas e outros ingredientes.
Deixe ferver por 30 a 45 minutos, até que os legumes amoleçam.
Em seguida, coe e deixe esfriar.
Adicione sal e pimenta a gosto.
Finalmente, você pode adicionar um pouco de salsa para temperar e fortalecer os componentes minerais.

Remédios caseiros para controlar a febre

Compressas de batatas e vinagre.

Com as batatas, você também pode preparar outro remédio caseiro para controlar a febre.

Neste caso, ao invés de consumi-las, você as colocará em contato com o seu corpo para que o efeito de cura flua através da pele. Você vai ver como a sua febre abaixará 20 minutos depois de aplicar essas compressas.

Ingredientes:

2 batatas
2 xícaras de vinagre (de qualquer tipo) (500 ml)

Preparação:

Primeiro, descasque as batatas e corte-as em fatias.
Em segundo lugar, deixe-as de molho no vinagre por 1 hora.
Terceiro e último, escorra as batatas por 10 minutos e coloque-as na testa, previamente embrulhadas com um pano.

Chá de gengibre.

Para combater a febre, as infusões não só reparam a sua saúde, como também o envolvem com o seu aroma delicioso

Entre as propriedades do gengibre destaca-se a restauração do sistema imunológico. Beba este chá quando a febre começar a subir e tome novamente após 6 horas se a febre continuar.

Ingredientes:

1 colher de gengibre fresco ralado (15 g)
2 xícaras de água (500 ml)
Mel (a gosto)

Preparação:

Basta colocar a água em uma panela e deixar ferver.
Logo em seguida, adicione o gengibre à água e espere que o líquido seja reduzido a um quarto de sua quantidade original.
Posteriormente, deixe descansar e coe.
Finalmente, adicione mel para adoçar.

Chá de manjericão para controlar a febre.

Na despensa da casa não devem faltar ervas naturais frescas ou secas de camomila, tomilho, calêndula, manjericão e gengibre.

O manjericão tem propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antiespasmódicas. É um fantástico remédio caseiro para controlar a febre e reduzir o calor do seu corpo.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de folhas de manjericão (30 g)
1 xícara de água (250 ml)

Preparação:

Primeiramente, aqueça a água e, quando ferver, adicione o manjericão.
Logo em seguida, cubra a panela e deixe descansar por alguns minutos antes de coar.
Finalmente, evite usar açúcar nesta mistura: adoce com mel.

Dica 1: descanso.

Descanse. Seu corpo superaquecido não deve se dedicar a nenhuma outra atividade além de dormir. Ter febre é um motivo para você se dedicar a recuperar a saúde.

Sem dúvida alguma, o que você deve fazer durante este tempo é monitorar a sua temperatura corporal a cada 2 horas para se certificar de que não atinja níveis perigosamente altos.

Remédios caseiros para controlar a febre

Dica 2: tome um banho com água morna.

É um remédio caseiro popular para controlar a febre. A água morna fará com que você se sinta bem e o banho ajudará a baixar a temperatura do seu corpo.

Não é necessário nem que você passe sabão. Apenas fique debaixo da água por 5 a 10 minutos, até sentir frescor.

Se você não estiver com vontade de tomar banho, pode colocar compressas frias em áreas quentes, como as axilas e a virilha. Isso ajudará a reduzir a temperatura à medida que a água evapora.

Dica 3: consuma algo picante.

Adicionar um toque agradável de pimenta ou pimentão ou pedaços de pimenta em sopas e infusões é um dos remédios caseiros mais surpreendentes para controlar a febre.

Precisamente, a explosão sensorial que a pimenta provoca irá promover a transpiração, a expulsão de toxinas, equilibrar a temperatura corporal e promover o fluxo sanguíneo.

Agora, se você não for fã de comida picante, consuma com moderação para que você possa desfrutar de seus efeitos e não gerar um novo desconforto. Esses remédios caseiros para controlar a febre ajudarão a diminuir a temperatura corporal.

Mas, se pelo contrário, o seu corpo não parar de elevar as temperaturas durante mais de 3 dias e tiver outros sintomas como erupções cutâneas, dificuldades respiratórias, dores musculares excessivas, entre outros, não fique em casa. É hora de ir ao médico fazer um exame geral e iniciar um tratamento mais forte.

Como baixar a febre em casa naturalmente.

Uma das formas mais eficazes de baixar a febre e encontrar alívio quando a temperatura do corpo está alta é tomando um banho de água morna por alguns minutos.

Afinal, o que podemos fazer para baixar a febre? Trata-se de um sintoma que nos faz acender os sinais de alerta. Embora nem sempre ocorra devido a um grave problema de saúde, o seu aparecimento pode ser a manifestação da complicação de certas doenças.

É importante entender que a febre não é uma doença. A razão pela qual ela aparece é porque o sistema imunológico detecta uma ameaça, geralmente por um ataque de vírus ou bactérias.

Diz-se que uma pessoa tem febre quando, ao medir sua temperatura, ela excede os 37,5 ºC. No entanto, requer atenção imediata quando é igual ou superior a 40 ºC.

Em casos leves não é necessário recorrer a um tratamento, uma vez que a temperatura tende a diminuir após algumas horas. Apesar disso, é conveniente levar em conta alguns remédios naturais que facilitam o seu controle.

Dicas para baixar a febre de forma natural.

A febre costuma ser acompanhada por calafrios e mal-estar. Por isso mesmo, é conveniente adotar algumas medidas de cuidado que permitam acelerar o seu processo de recuperação.

Tomar um banho.

Não é aconselhável sujeitar o corpo a uma mudança súbita de temperatura. Por isso, para facilitar o controle da febre, é melhor tomar um banho com água morna ou temperada.

Umedeça os tornozelos.

Cobrir os tornozelos com meias molhadas pode regular a temperatura do corpo. O mesmo acontece quando usamos panos na testa, ou nos joelhos e cotovelos.

Mantenha-se em repouso.

O corpo precisa de uma energia extra para poder lutar contra os micro-organismos infecciosos que influenciam o aparecimento da febre. Portanto, é melhor descansar até sentir um certo alívio.

Mantenha-se hidratado.

Um dos efeitos colaterais da febre é a desidratação. Para neutralizá-la, é essencial consumir muita água, sucos e sopas.

Coma pratos leves.

Não é conveniente comer alimentos pesados e de difícil digestão quando estamos com febre.

As sopas e caldos de vegetais são ideais para acabar com a fome durante o processo de recuperação.

Remédios naturais para baixar a febre.

Alguns ingredientes de origem natural atuam de maneira semelhante aos antipiréticos vendidos na farmácia. Seu consumo permite baixar a febre e impede que ela volte.

Infusão de manjericão.

As folhas de manjericão têm propriedades que regulam a temperatura corporal. Seus nutrientes se sobrepõem às perdas sofridas pela desidratação e reforçam as defesas.

Ingredientes:

1 colher de chá de folhas de manjericão (5 g)
1 xícara de água (250 ml)

Preparação:

Adicione o manjericão em uma xícara de água fervente.
Cubra a bebida, deixe esfriar por 10 minutos e coe.

Modo de consumo:

Tome 2 ou 3 xícaras de chá por dia para manter a febre sob controle.

Água de passas:

Esta bebida desintoxicante ajuda a melhorar a resposta do corpo contra os micro-organismos que causam infecções e febre.

Ingredientes:

2 colheres de sopa de uvas-passas picadas (20 g)
1 xícara de água (250 ml)

Preparação:

Adicione as passas em um copo de água e deixe ferver.
Quando atingir o seu ponto de ebulição, reduza o fogo e deixe por mais 10 minutos.
Espere que repouse e coe a bebida.

Modo de consumo:

Tome 2 xícaras de água de passas por dia.

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *