placa-mãe do computador – guia completo

placa-mãe do computador

O que é placa mãe?

Ao abrir o computador pela primeira vez, em breve você receberá uma placa plana na parte interna do gabinete. Isso é o que chamamos de placa-mãe de computador – a mais importante de todas as outras partes.

Você vê que todas as partes do caso estão conectadas a esta placa direta ou indiretamente. Ao observar cuidadosamente, em breve você perceberá que nenhuma parte é deixada de fora sem conectar à placa.

Para definir , a placa – mãe do computador é o principal circuito eletrônico de um computador. Ele mantém todas as partes juntas. É o chefe de todas as partes, sem ele não há chamado ‘computador’.

Muitas vezes, é chamado de “Placa do sistema”, “Placa principal”, “plaina”

placa-mãe do computador - guia completo
placa-mãe do computador – guia completo

Sua função

A principal função de uma placa de sistema é fornecer uma maneira de que todas as peças funcionem juntas. Ele permite que vários componentes de um computador se comuniquem.

Tipos de placa-mãe do computador

Existem diversas placas principais disponíveis no mercado, que diferem em tamanho, layout e tipo de componentes (normalmente o tipo de soquete do processo). Podemos diferenciar as placas como padrão e não padrão (não popular). As placas padronizadas são intercambiáveis ??e fáceis de atualizar do que as não padronizadas.

Geralmente, os tipos de placas são determinados por dois fatores principais:

-Fator de forma
-Tipo de processador para o qual foram projetados
O fator de forma refere-se às dimensões físicas de uma placa de sistema. Nem todas as placas-mãe se encaixam no mesmo gabinete. Conhecer seu formato permitirá que você saiba que tipo de caso você deve comprar.

Entre os tipos de placas, ATX e Micro ATX são os modelos mais comuns que costumamos ver nos computadores atuais. Expansibilidade, capacidade de atualização e baixo custo fazem com que as placas ATX sejam aceitas na tendência atual dos sistemas.      placa-mãe do computador – guia completo

A placa-mãe do computador também pode ser classificada com base no tipo de soquete do processador necessário. Nem todas as placas são compatíveis com todas as CPUs. É específico da CPU. Antes de comprar, você precisa ter certeza de que uma placa-mãe suporta a CPU que você escolher.

A seguir, estão entre os tipos populares de placas principais com base nos tipos de soquete da CPU:

Soquete A – para processadores AMD e Durons

Soquete 370 – para Intel Pentium III e Celerons

Soquete 378 – para processadores Pentium 4

Soquete T

Como você sabe se sua placa é ATX ou não? Você certamente pode saber observando duas coisas no seu quadro.

Os slots PCI são instalados diretamente na placa do sistema

Você vê uma área dupla de conector alto no painel traseiro do seu computador (a imagem acima é uma placa principal típica de micro ATX)

Como as peças do computador se conectam?

placa-mãe do computador - guia completo
placa-mãe do computador – guia completo

Todos os componentes em um computador se conectam através de barramentos do sistema . Um barramento é um caminho comum usado para transferir dados entre os componentes independentes. Os dados trafegam por esses barramentos em velocidades diferentes.

Geralmente, existem dois tipos de ônibus

•Barramento do processador

•Barramento de entrada / saída (barramento de E / S)

O barramento do processador , também chamado FSB ( Front Side Bus ), conecta a CPU ao cache ou à memória. A conexão é facilitada pelo chipset chamado ponte norte. O FSB é o barramento de maior velocidade em um sistema de computador.

O outro tipo de barramento é o de entrada / saída . Este barramento abrange mais de dois tipos, embora opere na velocidade mais baixa que o FSB. Os tipos de barramento AGP (porta gráfica acelerada) e PCI (Peripheral Component Interconnect) estão entre os barramentos de E / S.

Componentes da
placa mãe do computador.

Familiarize-se com os principais componentes da placa-mãe do computador , que é a parte mais importante de um sistema de computador.

Soquete da CPU.

placa-mãe do computador - guia completo
placa-mãe do computador – guia completo

Processador é uma parte que controla as atividades de um computador. É montado na placa principal e pode ser destacado facilmente da placa. Esse comportamento o torna atualizável e ajuda a identificar o tipo de processador correto para a placa do computador.

O soquete do processador tem suas próprias especificações, das quais você deve escolher o processador certo que combina com sua placa.        placa-mãe do computador – guia completo

Soquetes de memória.

A memória fornece a área de trabalho para a CPU. Fisicamente, os soquetes de memória estão localizados muito perto do processador. Esses soquetes são para os chips de memória RAM (Random Access Memory). Dependendo das especificações da placa principal, ele pode ter dois ou quatro soquetes.

Noções básicas de computadores e notebooks

►  O que é um processador de computador!

Monitor de computador e o seu desempenho

Como comprar memória de computador

CURSO: COMPUTADOR BLINDADO
Saiba Mais Aqui

Chipsets.

A placa-mãe do computador contém componentes individuais. Esses elementos se baseiam no chipset, lar de vários controladores de peças na placa principal. O chipset determina o tipo de componentes instalados na placa.

O chipset incorpora duas seções – a ponte norte e a ponte sul . A ponte Norte facilita a comunicação entre CPU, memória principal e placa gráfica. Funciona em alta velocidade, pois a CPU requer uma velocidade rápida do barramento para processar uma grande quantidade de dados a cada segundo.

Este processador também conecta a ponte sul com a CPU.

A ponte sul facilita a comunicação entre os vários componentes, como dispositivos de armazenamento, portas USB, slots de expansão, RAM CMOS e relógio.

Slots de expansão.

Esses slots existem para conectar periféricos adicionais, como placas de som, placas gráficas, placas de rede, modems, placas de TV … etc. No computador moderno, a maioria dessas placas instaladas na placa principal significa que elas estão a bordo. Não há necessidade de comprar cartões adicionais, a menos que para um melhor desempenho.

ROM / BIOS.

placa-mãe do computador - guia completo
placa-mãe do computador – guia completo

BIOS – O sistema Basic Input / output é responsável por fornecer instruções e configurações de inicialização a um computador. Geralmente, o fabricante grava na ROM (Read Only Memory), possui instruções permanentes que informam como o computador inicia e passa por uma série de autotestes (POST – Power On Self Test) antes de estar pronto para o usuário.

As configurações do sistema do BIOS são armazenadas no CMOS (semicondutor complementar de óxido de metal), que é alimentado por bateria.

Bateria CMOS.

É uma bateria de lítio na placa-mãe do computador responsável por alimentar o CMOS.

Portas.

As portas permitem que dispositivos externos se conectem à placa do sistema. As portas paralela, série, USB estão entre esses grupos. Atualmente, a maioria dos dispositivos vem com conexão USB.

Conectores de dispositivos de armazenamento.

Estes são conectores instalados na placa do sistema usados ??para conectar-se ao disco rígido, unidade de CD / DVD e unidade de disquete.        placa-mãe do computador – guia completo

Conector de força.

A unidade de energia dos componentes se conecta através desse conector.

Estes são os componentes mais comuns da placa-mãe do computador que você deve lembrar quando atualizar ou atualizar o seu PC.

discos rígidos para computador o que é?

O que são unidades de CD / DVD? (disco compacto)

O que é o teclado do computador? qual a sua função!

componentes da placa mãe.

placa-mãe do computador – guia completo

O diagrama a seguir mostra os componentes mais comuns da placa-mãe.

Componentes da placa-mãe ASUS SiS 360 series

1. Conector Wake-On-Ring

2. Soquete do processador, a imagem é uma placa-mãe compatível com Socket 370 (processadores Pentium III e Celeron)

3. Soquetes de memória principal (as placas-mãe atuais possuem mais de dois soquetes, o mais comum são 4 soquetes ou 2 bancos). Esta placa-mãe possui DIMM (Dual Inline Memory Module).

4. Conector da fonte de alimentação (20 pinos) A fonte de alimentação absorve a energia elétrica e converte em 12v, 5v e 3.3v.

5. Conectores IDE (eletrônica da unidade integrada). O azul é um conector primário usado para conectar o disco rígido e o conector secundário usado para conectar a unidade de CD-ROM. Atualmente, esse conector é substituído por conectores mais avançados.

6. Bateria CMOS (semicondutora de óxido de metal complementar)

7. Conector da unidade de disquete 8. Conector ASUS iPanel (opcional)

9. Conectores do painel do sistema (alto-falante, bloqueio do teclado, LED de energia, LED de mensagem, redefinir o fio do interruptor)

10. Slots de expansão (slots PCI – Peripheral Component Interconnect) – é usado para conectar placas de E / S, como placa de rede, placa de TV, modem.

11. cabeçalho COM2 serial

12. AMR (Slot Riser do Modem de Áudio)

13. Conectores de áudio – Conector de jogo / MIDI – usado para conectar joysticks para jogar – Conector de saída de linha – usado para conectar fones de ouvido ou alto-falante. – Conector de entrada de linha – usado para gravar a partir de toca-fitas ou recursos de áudio – Conector de microfone – usado para conectar microfone

14. conector de áudio iPanel

15. Chipsets – Controlador de elementos independentes na placa-mãe. Os computadores modernos têm duas seções chamadas chips da ponte norte e ponte sul.

16. Porta VGA (Video Graphics Array) – (fêmea de 15 pinos) usada para conectar o monitor

17. Conectores de porta paralela e de porta serial COM1 Portas paralelas usadas para conectar impressoras. Hoje em dia, a maioria das impressoras raramente usa essa porta. Agora eles estão suportando conexão USB.

18. USB (Porta serial universal) é uma porta multiuso usada para conectar vários dispositivos, como scanner, câmera digital, memória flash, mouse e teclado.

19. Conectores PS / 2 para mouse e teclado – os computadores recentes não usam mais esse tipo de conector. É substituído por conectores USB.      placa-mãe do computador – guia completo

Placas-mãe, placas de sistema e placas-mãe.

placa-mãe do computador - guia completo
placa-mãe do computador – guia completo

A placa-mãe serve para conectar todas as partes de um computador. A CPU , memória , discos rígidos e outras portas e placas de expansão se conectam à placa-mãe diretamente ou via cabos.

A placa-mãe é a peça de hardware do computador que pode ser considerada a “espinha dorsal” do PC, ou mais apropriadamente a “mãe” que mantém todas as peças unidas.

Telefones , tablets e outros dispositivos pequenos também possuem placas-mãe, mas costumam ser chamados de placas lógicas . Seus componentes são geralmente soldados diretamente na placa para economizar espaço, o que significa que não há slots de expansão para atualizações, como você vê em computadores desktop.

O IBM Personal Computer, lançado em 1981, é considerado a primeira placa-mãe do computador (era chamada de “planar” na época).

Os fabricantes populares de placas-mãe incluem ASUS , AOpen , Intel , ABIT , MSI , Gigabyte e Biostar .

Componentes da placa-mãe.

Tudo por trás do gabinete do computador está conectado de alguma forma à placa-mãe, para que todas as peças possam se comunicar.

Isso inclui placas de vídeo , placas de som , discos rígidos, unidades ópticas , CPU, RAM, portas USB , fonte de alimentação , etc. Na placa-mãe também existem slots de expansão, jumpers , capacitores , conexões de dados e energia do dispositivo, ventiladores, aquecimento pias e furos para parafusos.

Fatos importantes da placa-mãe.

Placas-mãe, gabinetes e fontes de alimentação de mesa vêm em tamanhos diferentes, chamados de fatores de forma . Todos os três devem ser compatíveis para funcionar corretamente juntos.

As placas-mãe variam muito em relação aos tipos de componentes suportados. Por exemplo, cada placa-mãe suporta um único tipo de CPU e uma pequena lista de tipos de memória. Além disso, algumas placas de vídeo, discos rígidos e outros periféricos podem não ser compatíveis. O fabricante da placa-mãe deve fornecer orientações claras sobre a compatibilidade dos componentes.

Em laptops e tablets, e cada vez mais em desktops, a placa-mãe geralmente incorpora as funções da placa de vídeo e da placa de som. Isso ajuda a manter esses tipos de computadores pequenos em tamanho. No entanto, também impede que esses componentes internos sejam atualizados.

Mecanismos de resfriamento deficientes para a placa-mãe podem danificar o hardware conectado a ela. É por isso que dispositivos de alto desempenho, como a CPU e as placas de vídeo topo de linha, geralmente são resfriados com dissipadores de calor, e sensores integrados são frequentemente usados ??para detectar a temperatura e se comunicar com o BIOS ou sistema operacional para regular a velocidade do ventilador.

Os dispositivos conectados a uma placa-mãe geralmente precisam de drivers de dispositivo instalados manualmente para fazê-los funcionar com o sistema operacional. Consulte Como atualizar drivers no Windows, se precisar de ajuda.

Descrição física de uma placa-mãe.

Em uma área de trabalho, a placa-mãe é montada dentro do gabinete , em frente ao lado mais facilmente acessível. É fixado com segurança através de pequenos parafusos através de orifícios pré-perfurados.

A frente da placa-mãe contém portas às quais todos os componentes internos se conectam. Um único soquete / slot abriga a CPU. Vários slots permitem a conexão de um ou mais módulos de memória. Outras portas residem na placa-mãe e permitem que o disco rígido e a unidade óptica (e a unidade de disquete, se houver) se conectem através de cabos de dados.

Pequenos fios da parte frontal do gabinete do computador são conectados à placa-mãe para permitir que as luzes de energia, redefinição e LED funcionem. A energia da fonte de alimentação é fornecida à placa-mãe usando uma porta especialmente projetada.

Também na parte frontal da placa-mãe existem vários slots de placa periférica. Esses slots são onde a maioria das placas de vídeo, placas de som e outras placas de expansão são conectadas à placa-mãe.

No lado esquerdo da placa-mãe (o lado voltado para a parte traseira do gabinete da área de trabalho) existem várias portas. Essas portas permitem que a maioria dos periféricos externos do computador se conecte, como monitor , teclado , mouse , alto-falantes, cabo de rede e muito mais.

Todas as placas-mãe modernas também incluem portas USB e cada vez mais outras portas como HDMI e FireWire , que permitem que dispositivos compatíveis se conectem ao seu computador quando você precisar deles – dispositivos como câmeras digitais, impressoras, etc.

A placa-mãe e o gabinete da área de trabalho foram projetados para que, quando placas periféricas sejam usadas, os lados das placas se ajustem à parte externa do back-end, disponibilizando suas portas para uso.

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *