papinha para bebe – receita de papinha para bebê

papinha para bebe – receita de papinha para bebê

 

receitas para o preparo das primeiras papinhas do bebê. Com elas, é possível variar o cardápio do pequeno e manter a rotina de vocês bem organizada. O segredo para acertar no ponto? Não temperar com sal (ou usar apenas uma pitadinha), não misturar muitos ingredientes ou condimentos fortes e se munir de uma boa dose de paciência, já que a criança nem sempre aceita de bom grado as primeiras colheradas. Boa refeição!        papinha para bebe – receita de papinha para bebê

Papinha de carne, abóbora, batata e couve

Ingredientes:

1 colher (de sobremesa) de óleo vegetal- 1 colher (de chá) de cebola picada- 2 colheres (de sopa) de carne moída- 1 batata pequena cortada em cubos pequenos- 2 colheres (de sopa) de abóbora cortada em cubos pequenos- 2 colheres (de sopa) de couve picada Modo de preparo Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a batata e a abóbora. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.Rendimento: 1 ou 2 porções

 

Papinha de carne, beterraba, batata e couve-flor

Ingredientes:

papinha para bebe - receita de papinha para bebê

1 colher (de sobremesa) de óleo vegetal- 1 colher (de chá) de cebola picada- 2 colheres (de sopa) de carne moída- 1 batata pequena cortada em cubos pequenos- ½ beterraba pequena cortada em cubos pequenos- 2 colheres (de sopa) de couve-flor picada Modo de preparo Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Acrescente em seguida a batata e a beterraba. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte a couve-flor e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que tanto bebês que fazem amamentação exclusiva quantos os que usam fórmulas infantis iniciem a introdução de novos alimentos na dieta a partir do 6º mês de vida. No entanto, é aconselhado conversar com o pediatra para saber se é necessário iniciar a alimentação complementar antes desse período.

No início, deve-se dar apenas as chamadas papinhas doces, que são feitas a partir de frutas de fácil digestão e sem casca, como maçã, pera e mamão. Em seguida vem a fase das papinhas salgadas, feitas com legumes e posteriormente fortificadas com carne, peixe e frango.

Papinha Doce de Maçã ou Pera.

Pode-se utilizar maçãs vermelhas ou verdes, desde que bem lavadas e frescas. Para dar ao bebê, só é preciso dividir a maçã ao meio ou em 4 partes, retirar as sementes e o talo central e ir raspando a polpa da fruta com uma colher pequena.

Deve-se raspar até chegar próximo à casca, lembrando de tomar cuidado para que não fiquem pedaços grandes da fruta na colher e nem pedaços da casca.

Papinha Doce de Banana.

papinha para bebe - receita de papinha para bebê

Para esta esta papinha ao bebê só é preciso amassar bem uma banana pequena com um gargo, até que ela fique bem cremosa e sem grumos.

As bananas verdes prendem o intestinos, enquanto as maduram permitem a formação normal das fezes. Além disso, a banana maçã também tende a causar prisão de ventre, podendo ser usadas em casos de diarreia, enquanto a banana nanica acelera o trânsito intestinal.

Alimentação do bebê dos 0 aos 6 meses.

Até os 6 meses de vida, o leite materno é o alimento ideal pra o bebê, não havendo necessidade de dar ao bebê nada além disso, mesmo que seja água ou chás para cólicas. No entanto, quando não é possível amamentar, deve-se dar fórmulas infantis específicas para a idade do bebê, em quantidades e horários de acordo com a orientação do pediatra.      papinha para bebe – receita de papinha para bebê

A alimentação complementar deve iniciar aos 6 meses para bebês que mamam, e aos 4 meses para crianças que usam fórmulas infantis, devendo sempre iniciar com frutas raladas ou alimentos em formas de papa, como purês e arroz amassado.

Segredo das papinhas:

30 papinhas para bebês

O Manual das Papinhas (+ 3 BÔNUS)

 

O que o bebê deve comer até os 6 meses?

papinha para bebe - receita de papinha para bebê

Até os 6 meses de idade, a recomendação dos pediatras é que a alimentação do bebê seja feita exclusivamente com o leite materno, uma vez que possui todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê.

A amamentação deve ter início logo após o nascimento e sempre que o bebê sentir fome ou sede. Além disso, é importante que seja de livre demanda, o que significa que não existem horários fixos nem limites de quantidades para as mamadas.

É comum que as crianças que mamam se alimentem um pouco mais que as que tomam fórmulas infantis, pois o leite materno é mais facilmente digerido, o que faz com que a fome apareça mais rápido.

Além das vantagens para o bebê, a amamentação é gratuita e também traz benefícios para a mãe, como prevenir câncer de mama, ajudar na perda de peso e fortalecer a relação entre mãe e filho. A amamentação é recomendada até os 2 anos de idade, mesmo que a criança já se alimente bem com as refeições normais da família.

Posição certa de amamentar.

Durante a mamada, o bebê deve estar posicionado de forma que fique com a boca bem aberta para sugar o bico do seio da mãe sem causar lesões e feridas, o que causa dor e dificulta a amamentação.

Além disso, deve-se deixar a criança secar todo o leite de um seio antes de mudar para o outro, pois assim ele recebe todos os nutrientes da mamada e a mãe evita que o leite fique empedrado no seio, causando dor e vermelhidão, e impedindo que a mamada seja eficiente.

Alimentação com fórmula infantil.

papinha para bebe - receita de papinha para bebê

Para alimentar o bebê com fórmula infantil, deve-se seguir as recomendações do pediatra sobre o tipo de fórmula adequada para a idade e a quantidade a ser dada para a criança. Também é importante lembrar que crianças que usam fórmulas infantis precisam tomar água, pois o leite industrializado não é suficiente para manter sua hidratação.

Além disso, deve-se evitar o uso de mingaus até 1 ano de idade e de leite de vaca até os 2 anos, pois eles são difíceis de digerir e aumentam as cólicas, além de favorecerem o ganho excessivo de peso.

Quando começar a alimentação complementar.

Para crianças que mamam, a alimentação complementar deve iniciar aos 6 meses de vida, enquanto bebês que usam fórmulas infantis devem iniciar o consumo de novos alimentos aos 4 meses.

A alimentação complementar deve iniciar com papas de frutas e sucos naturais, seguidos de alimentos salgados simples e de fácil digestão, como arroz, batata, macarrão e carnes desfiadas.

 

O que faz o Bebê com 3 meses.

O bebê com 3 meses já permanece mais tempo acordado e interessa-se pelo que existe ao seu redor. É capaz de girar a cabeça na direção do som, sorrir, olhar e gritar espontaneamente, para despertar a atenção dos adultos. Além disso, as suas expressões no rosto podem indicar alegria, prazer, indecisão, ansiedade e dor.

É a partir desta fase que surgem as primeiras lágrimas, pois as glândulas lacrimais do bebê começam finalmente a funcionar. Muitas vezes a voz da mãe é o som favorito do bebê e o melhor para acalmar quando o bebê chora, pois ela significa calor, conforto e comida.        papinha para bebe – receita de papinha para bebê

O que faz o bebê com 3 meses.

papinha para bebe - receita de papinha para bebê

O bebê com 3 meses já possui maior coordenação de braços, pernas e mãos, sendo capaz de movimentar os membros de forma simultânea, unir as mãos e abrir os dedos. O bebê já é capaz de levantar bem a cabeça e de sacudir os seus brinquedos ou guizos.

A sua visão já está mais apurada e utiliza-a para se relacionar com quem o rodeia, participando mais do lar, balbuciando, sorrindo e olhando para as pessoas. Além disso se o bebê estiver no quanto, ele já é capaz de procurar pela mãe.

Peso do bebê com 3 meses.

A tabela seguinte dá indicações sobre o peso ideal do bebê para esta idade, no entanto, o peso pode variar ligeiramente, podendo o bebê ter mais ou menos peso.

Em média, os bebês nesta fase do desenvolvimento mantêm um padrão de aumento de peso de 750 g por mês. Porém pode acontecer o peso estar bem acima dos valores aqui indicados, e nesse caso é possível que o bebê esteja com excesso de peso, sendo recomendado consultar o pediatra.

Sono do bebê com 3 meses.

O sono do bebê de 3 meses começa a se regularizar. O relógio interno começa a sincronizar-se com o mundo à sua volta, podendo ser capaz de identificar a diferença do sono durante o dia e durante a noite.

Com esta idade, o bebê dorme um pouco menos, em média 15 horas por dia. Muitos já podem dormir a noite toda, no entanto, os que estão sob alimentação exclusiva de leite materno podem ainda necessitar acordar a cada 3 horas para mamar.

Desenvolvimento do bebê com 3 meses.

papinha para bebe - receita de papinha para bebê

O bebê de 3 meses consegue levantar e controlar a cabeça quando está de barriga para baixo e também é capaz de fixar o olhar, mostrando preferência por alguns objetos e pessoas. Além disso, também pode sorrir como resposta a um gesto ou às palavras de um adulto, mostrando-se mais interativo.

Nesta fase, também começam a surgir mais movimentos espontâneos, que são menos bruscos e impulsivos que os do 1º e 2º mês. Geralmente são movimentos mais lentes e repetidos, sendo possível notar que o bebê está prestando atenção para a forma como acontecem e como consegue controlar seu próprio corpo.

Quanto à audição e à visão, o bebê já consegue combinar ambos os sentidos, pois caso aconteça um barulho, já é capaz de levantar a cabeça e olhar em volta, procurando sua origem. A visão torna-se também mais clara e, por isso, começa a utilizá-la mais para se relacionar com quem o rodeia, balbuciando, sorrindo e olhando para as pessoas. Já em relação à linguagem, começa a emitir os primeiros sons, balbuciando as vogais A, E e O.        papinha para bebe – receita de papinha para bebê

 

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO