O que é um processador de computador!

O que é um processador de computador!

O processador do computador mede o desempenho do seu computador. portanto, se você estiver procurando por um computador para comprar ou melhorar o existente, sua primeira opção começa com o tipo de processador desejado (o principal fator que você não deve perder).

Aqui, você encontrará informações amplas que ajudarão você a comprar o melhor processador.

O que é CPU

A Unidade Central de Processamento (CPU) é um componente eletrônico que interpreta e executa as instruções de qualquer aplicativo executado em um computador. É um lugar onde toda a computação é feita.

É freqüentemente chamado de “cérebro”, “motor” de um sistema de computador. A CPU está contida em um único circuito integrado chamado microprocessador. Todas as outras partes do computador estão lá para servir a CPU.

Funções da CPU

A CPU consiste em três elementos:

• ALU (unidade aritmética / lógica)

• Unidade de controle

• Registo

A Unidade Aritmética / Lógica realiza os cálculos matemáticos (adição, multiplicação, subtração e divisão) e comparações lógicas.

A unidade de controle é responsável pela decodificação das instruções do programa, acessando sequencialmente, coordena o fluxo de dados dentro / fora da ALU, registradores, armazenamentos e vários dispositivos de saída.

O Register é responsável por manter pequenas unidades de instruções do programa após, durante e antes da execução da CPU.

Aqui, precisamos conversar um pouco sobre o barramento do sistema . Os componentes do computador transferem dados entre si através de barramentos. O barramento é um caminho comum para todos os elementos do sistema na placa-mãe. Cada elemento usa o barramento para transferir dados de e para ele.

É caracterizada pela quantidade de dados transferidos. Por exemplo, um barramento de dados de 8 bits transfere 8 bits de dados por vez, o barramento de dados de 16 bits transfere 16 bits de dados. Quanto maior o barramento, maior a transferência de dados e o processamento.

Os barramentos do sistema têm velocidades diferentes de transferência de dados. A CPU se conecta à memória ou ao cache através do barramento de dados de alta velocidade. Isso ocorre porque processa uma grande quantidade de dados em um segundo. É chamado de barramento do processador ou FSB (Front Side Bus). É o ônibus mais rápido em um sistema de computador.        O que é um processador de computador!

O outro tipo de barramento é o barramento de entrada / saída ( barramento de E / S). Inclui mais de dois tipos de barramento. Este tipo de barramento é usado para conectar a porta gráfica e outros componentes periféricos.

Como o processador do computador funciona!

O que é um processador de computador!
O que é um processador de computador!

Um computador executa um programa ou instrução em dois estágios: instrução e execução.

Durante a instrução, o computador obtém ou lê uma instrução de programa a partir de dispositivos de entrada ou de um programa em execução. A instrução de leitura decodificou e passou para a parte responsável do processador.

Durante o tempo de execução, a instrução alimentada é executada pela ALU, seja cálculo ou comparação lógica. O resultado da execução será armazenado no registro ou na memória. As duas ações juntas chamaram um ciclo de máquina . Processadores modernos executam várias execuções em um ciclo de máquina.

Até agora, vimos como a CPU processa usando as diferentes unidades no microprocessador. Vamos ver agora como a velocidade do processador do computador é medida.

 

CURSO: COMPUTADOR BLINDADO
Saiba Mais Aqui

Como você mede a velocidade de processamento do seu computador!

A eficiência do processador do computador é medida no uso do ciclo da máquina e da velocidade do relógio.

Ciclo da máquina = instrução + execução.

Velocidade do relógio = uma série de pulsos produzidos pela CPU em tempo predeterminado.

O ciclo da máquina é afetado pela velocidade do clock da CPU. Quanto menor o espaço entre os pulsos, mais rápida seria a velocidade de processamento. O ciclo da máquina é medido em nanossegundos (um bilionésimo de segundo) e pico segundos (um bilionésimo de um segundo).

A velocidade do clock é medida em megahertz , MHz (milhões de ciclos por segundo) ou gigahertz , GHz (bilhões de ciclos por segundo). A velocidade do clock determina a velocidade na qual o processador executa as instruções.

Um computador com microprocessador de 3,4 GHz significa que opera a uma velocidade de 3,4 bilhões de ciclos por segundo. Isso nos diz que um processador de 3,4 GHz é mais rápido que o processador de 3,0 GHz.

No entanto, a velocidade do processador não significa necessariamente a velocidade de um computador. Também depende da velocidade da placa-mãe.        O que é um processador de computador!

Noções básicas de computadores e notebooks

placa-mãe do computador – guia completo

Monitor de computador e o seu desempenho

O que são unidades de CD / DVD? (disco compacto)

Conclusão

O que é um processador de computador!
O que é um processador de computador!

Tentamos cobrir o básico de um processador de computador. Escolher o melhor e funcional processador é vital para o seu PC. Normalmente, é bom determinar primeiro o escopo do seu trabalho. Nem todos os aplicativos exigem o mesmo tipo de processador.

Microprocessadores

Os microprocessadores, ou simplesmente processadores, atuam como o cérebro de um computador. Eles são chips de silício responsáveis pela execução dos processos computacionais e são dotados de capacidade de cálculo em alta velocidade.

Um computador é dividido basicamente entre os dispositivos, a memória RAM e o próprio processador. Os dispositivos podem ser os discos de memória, o teclado, mouse, monitor e impressora, por exemplo.

A memória RAM é uma unidade de memória destinada ao armazenamento temporário de dados. Sendo assim, sua função é apoiar o funcionamento do processador de computador. A abertura de vários programas ao mesmo tempo, por exemplo, depende da quantidade de memória RAM. Com isso, um computador 8GB terá melhor desempenho do que um computador 2GB, por exemplo.

O processador de computador atua justamente nesta ligação, entre as instruções recebidas por meio dos dispositivos, armazenadas na memória RAM, e enviadas novamente a um dispositivo de saída, como ao monitor, a impressora, ou a caixas de som, por exemplo.

A velocidade de um processador de computador costuma ser medida pela sua frequência de processamento, que é velocidade medida em hertz, indicando a quantidade de processamentos por segundo que o processador é capaz de realizar. Por exemplo, um processador de 2,4 GHz (gigahertz), possui cerca de 2.400 MHz (megahertz), ou seja, ele é capaz de processar cerca de 2.400.000 operações por segundo.

Saiba mais sobre o processador para computadores

Os processadores são classificados de acordo com suas famílias. Essas famílias são definidas basicamente de acordo com a quantidade de núcleos de cada processador de computador. Os computadores corporativos, utilizados em grandes servidores, que exigem maior capacidade de processamento em sua grande parte, possuem mais de um processador. Porém, esta arquitetura com mais de um processador não é viável para computadores de pequeno porte, para tanto foi desenvolvida a tecnologia dos núcleos.

Os núcleos são, na verdade, outros processadores embutidos no mesmo chip, destinados a simular o comportamento de uma arquitetura com mais de um processador por computador. Um processador de computador com um núcleo é chamado de single core, com dois núcleos é chamado de dual core, e assim sucessivamente.

Entre as fabricantes de processador de computador, os mais conhecidos são a Intel, presente em um computador Intel, e a AMD, que pode ser encontrada em um computador AMD. Cada um destes fabricantes possui suas famílias de processadores.        O que é um processador de computador!

Para entender melhor o funcionamento de um processador de computador, vale a pena você conhecer melhor cada um desses fabricantes. Por exemplo: para tarefas mais simples, um computador Core i3 já pode ser suficiente. No entanto, para tarefas pesadas, um computador Core i7 não vai deixar você na mão, já que ele oferece bom desempenho.

Qual processador escolher para seu PC!

O que é um processador de computador!
O que é um processador de computador!

Ao escolher um processador de computador, a família e a quantidade de núcleos deve ser estimada levando em conta a função que este processador terá. Se a finalidade do computador é familiar, para trabalhos escolares e pesquisas, um processador single core já está de bom tamanho.

Mas, se o computador será utilizado para softwares gráficos, editores de áudio e de vídeo, e outras operações mais pesadas, como jogos avançados, já será necessário um processador de computador com cerca de quatro núcleos (quad core).

Agora se o objetivo é abrigar sistemas empresariais, atuar como servidor de arquivos, ou rodar softwares de cálculo, simuladores, e demais aplicações que necessitam de maior processamento, a solução é utilizar um processador de computador com seis núcleos ou mais. Com essas dicas fica mais fácil acertar na hora da compra e ter um bom desempenho com o seu PC.

Os 8 Melhores Processadores para PC em 2019

1. O Core i9 9900K é o melhor processador Intel do momento

Anunciado pela Intel como “o melhor processador para games do mundo” em seu lançamento, o Core i9 9900K é um verdadeiro monstro na performance! Com 8 núcleos e 16 threads rodando a uma velocidade altíssima, de 5.0 GHz, o chip da Intel leva para casa o título de melhor processador do ano com facilidade.

O modelo é indicado para quem quer a melhor performance em games, softwares de edição e programas muito pesados, e é capaz de encarar até mesmo as tarefas mais exigentes.

Características do Core i9 9900K:

-3.6GHz de frequência
-8 Núcleos com 16 threads
-16MB de memória cache
-Suporte à memória DDR4
-Soquete LGA 1151 v2

2. O Processador Core i5 9600K tem uma performance excelente

Competindo pelo pódio de melhores processadores do momento temos o Core i5 9600K, um processador Intel de alta performance, que compete de frente com os Core i7 anteriores. Lançado no final de 2018, o modelo faz parte da linha Coffee Lake R, um refinamento dos processadores de oitava geração.

O Core i5 9600K tem seis núcleos rodando a um clock máximo de 4.6 GHz no modo turbo, e com um TDP de 95W, ele requer um cooler potente para dar conta do resfriamento. Como outros processadores com o final K, ele é desbloqueado para overclock.

Características do Core i5 9600K:

-3.7GHz de frequência
-6 Núcleos com 6 threads
-9MB de memória cache
-Suporte à memória DDR4
-Soquete LGA 1151 v2

3. Na 8ª geração da Intel, o i7 8700 é um dos melhores processadores Core i7 para jogos do momento

O que é um processador de computador!
O que é um processador de computador!

E se você quer montar um computador potente, com um processador da linha Core i7, o processador Core i7 8700, da oitava geração, é uma das melhores opções do momento. Com um enorme poder de fogo, ele tem algumas vantagens em relação ao irmão mais velho, como a Tecnologia Thunderbolt 3, que faz transmissão de dados em alta velocidade.

Apesar de ter menos núcleos do que os Ryzen rivais, o Core i7 8700 consegue extrair mais desempenho em processos individuais de cada núcleo, o que garante uma performance melhor em games.

Características do processador:

-3.7GHz de frequência
-6 Núcleos com 12 Threads
-12MB de memória cache
-Suporte à memória DDR4
-Soquete LGA 1151 v2

4. O Ryzen 7 2700 é um processador de alto desempenho da AMD

Se você é mais exigente e quer uma máquina de alto desempenho para jogar ou trabalhar, o Ryzen 2600, versão atualizada do modelo anterior, pode ser uma boa pedida. Com a arquitetura Zen+, a AMD trouxe uma otimização de performance e mais estabilidade para os processadores Ryzen, que é notável especialmente nos modelos com mais núcleos.

O Ryzen 7 2700 tem uma performance de top de linha, e alcança alto desempenho em qualquer tarefa, sendo a escolha preferida de profissionais de vídeo e streamers que procuram performance em multi-tarefas. Para não limitar a performance da CPU e conseguir um resultado ainda melhor, o ideal é usar uma placa de vídeo de ponta, como a GTX 1070Ti ou a GTX 1080.

Características do processador:

-3.2GHz de frequência
-8 Núcleos com 16 Threads
-16MB de memória cache
-Suporte à memória DDR4
-Soquete AM4

5. Um dos processadores avançados da AMD com melhor custo/benefício é o Ryzen 7 1700

Do lado da AMD, a linha Ryzen 7 concentra os melhores processadores para computadores domésticos de alto desempenho. Dentro dessa linha, a CPU que tem o melhor custo/benefício atualmente é o Ryzen 7 1700, que pode ser encontrado abaixo dos mil reais em promoções.

Com mais núcleos do que os rivais da Intel, essa é uma boa opção para quem quer um computador capaz de fazer streaming de jogos em alta definição simultaneamente, e fazer edições complexas no Photoshop ou programas de modelagem 3D, por exemplo.

Características do processador:

-3.0GHz de frequência
-8 Núcleos com 16 Threads
-20MB de memória cache
-Suporte à memória DDR4
-Soquete AM4

6. O melhor processador intermediário da nova geração da Intel é o Core i5 8400

O que é um processador de computador!

Se você pode investir um pouco mais, o mais novo processador Core i5 da Intel, da oitava geração (conhecida como “Coffee Lake”), é um oponente à altura do Ryzen 5 1600, já que é o primeiro processador intermediário da marca com seis núcleos.Apesar de não ter o mesmo desempenho que o rival da AMD em tarefas simultâneas (ou multi-threading), ele se compara em velocidade aos processadores Core i7 de gerações anteriores, com um custo/benefício ainda melhor.

Vale mencionar que, apesar de o soquete da placa mãe ser o mesmo da sétima geração, ele consome mais energia, então esse processador requer uma placa mãe mais recente, com suporte para LGA 1151 de oitava geração.

 

 

Características do processador:

-2.8GHz de frequência
-6 Núcleos com 6 Threads
-9MB de memória cache
-Suporte à memória DDR4
-Soquete LGA 1151 v2

7. Ryzen 5 2600: custo/benefício em um processador de seis núcleos

Assim como nos modelos mais básicos, o Ryzen 5 2600 leva a melhor contra o Core i5 7400 por ter mais núcleos, o que faz com que ele tenha um desempenho melhor em tarefas que exigem processamento simultâneo. Por isso, ele é um bom processador para quem executa programas elaborados, como aplicativos de modelagem 3D, ou faz streaming de vídeo enquanto joga.        O que é um processador de computador!

Por sinal, esse processador AMD também tem um bom desempenho em jogos, especialmente se combinado com placas de vídeo intermediárias, como a GeForce GTX 1060, por exemplo.

Características do processador:

-3.4GHz de frequência
-6 Núcleos com 12 Threads
-8MB de memória cache
-Suporte à memória DDR4
-Soquete AM4

8. Um bom processador intermediário é o Core i5 7400

Entre os melhores processadores intermediários, que dão conta de rodar tudo, mas não custam tão caro, uma boa opção é o Core i5 7400. Esse processador i5 faz parte da sétima geração de processadores Intel, apelidada de “Kaby Lake”.

É uma ótima escolha para equipar um computador com bom desempenho que dê conta não só das tarefas do dia a dia, como também rodar games pesados, como The Witcher III, ou lançamentos, como Playerunknown’s Battlegrounds, mantendo a boa performance, mas sem um preço tão alto.

Características do processador:

-3.0GHz de frequência
-4 núcleos com 4 threads
-6MB de memória cache
-Suporte à memória DDR4
-Soquete LGA 1151

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *