o que é ansiedade / calmante natural

o que é ansiedade / calmante natural

Quem sofre com a ansiedade não tem tempo para o agora: a inquietação e a agitação fora dos eixos representam uma doença psiquiátrica que atinge 264 milhões de pessoas no mundo inteiro.

Por isso, é muito importante procurar um especialista para uma análise completa e, se necessário, iniciar um tratamento.          o que é ansiedade / calmante natural

 

o que é ansiedade / calmante natural
o que é ansiedade calmante natural

Ansiedade é um termo usado para definir um sentimento de apreensão, angústia, incerteza ou desconforto diante de algo desconhecido, estranho ou de uma situação que pode constituir uma ameaça. A ansiedade, geralmente, é acompanhada de sintomas físicos, como taquicardia, dificuldade de respirar e sudorese.

Quadros de ansiedade podem ocorrer durante a vida, entretanto, quando são exagerados ou desproporcionais e interferem de modo negativo na vida normal do indivíduo, dizemos que se trata de ansiedade patológica (transtornos de ansiedade).

Os transtornos de ansiedade necessitam de tratamento específico, sendo comumente utilizada uma combinação de medicamentos e psicoterapia. Dentre os transtornos de ansiedade que acometem a população, podemos citar o transtorno de ansiedade generalizada, os transtornos fóbicos e o transtorno de estresse pós-traumático.

A ansiedade pode ser definida como um sentimento desagradável de apreensão, angústia, tensão, medo, incerteza ou desconforto diante de alguma situação que pode constituir uma ameaça ou de uma situação desconhecida ou estranha. A ansiedade também provoca sintomas físicos, como taquicardia e tonturas, e desencadeia alterações comportamentais.

A ansiedade pode estar presente em diferentes momentos da nossa vida. O início em um novo emprego ou problemas financeiros, por exemplo, podem servir de gatilhos para uma crise de ansiedade. Entretanto, é preciso estar atento a algumas situações, quando a ansiedade surge sem um motivo claro ou com uma magnitude desproporcional.        o que é ansiedade / calmante natural

Quando a ansiedade ocorre de maneira exagerada, afetando a qualidade de vida de uma pessoa ou mesmo impedindo-a de realizar suas atividades diárias, dizemos que estamos diante de uma quadro patológico (transtornos de ansiedade).

o que é ansiedade calmante natural

De maneira geral, podemos diferenciar a ansiedade normal da patológica analisando questões como a duração dos sintomas e se estes surgem em decorrência de um estímulo daquele momento. Se a ansiedade não causar sofrimento ou prejuízo à vida do indivíduo, não se trata de um caso patológico.

Não se conhece ao certo quais fatores levam ao desenvolvimento da ansiedade patológica, entretanto, sabe-se que sua causa é multifatorial, envolvendo tanto fatores genéticos quanto neurobiológicos e ambientais. No que diz respeito aos fatores ambientais, podemos destacar situações estressantes durante a vida, como violências, abusos e doenças.

Vale destacar, ainda, que o uso de algumas substâncias, como medicamentos e drogas ilícitas, pode causar ansiedade. Nesses casos, no entanto, não se considera um transtorno de ansiedade.

 

Sintomas da ansiedade.

Durante uma crise de ansiedade, vários sintomas podem ser percebidos pelo indivíduo.

Nesse sentido, é comum o relato de taquicardia, dores de cabeça, sudorese, falta de ar, sensação de aperto no peito, respiração ofegante, boca seca, náusea, e diarreia. A irregularidade do sono e a tensão muscular podem também serem observadas.

No que diz respeito aos sintomas psíquicos, a ansiedade pode causar insegurança, irritabilidade, apreensão, medo, inquietação e dificuldade de concentração, por exemplo.        o que é ansiedade / calmante natural

o que é ansiedade calmante natural

 

Transtornos de ansiedade.

Os transtornos de ansiedade (ansiedade patológica) caracterizam-se por desencadear sintomas mais intensos do que aqueles apresentados durante crises de ansiedade normais que ocorrem na nossa vida.

Nessas situações, as preocupações, as tensões e o medo, por exemplo, aparecem de maneira desproporcional diante da realidade vivida. Vale destacar que, nos casos de transtornos de ansiedade, o indivíduo reconhece que seus sentimentos não são justificados diante do que está sendo vivido, porém não consegue ter controle de seus sintomas.

De acordo com a Organização Pan Americana da Saúde, os distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3% (18.657.943) das pessoas que vivem no Brasil. A seguir, vamos conhecer alguns deles:

 

Quem pode ser afetado pela ansiedade?

A ansiedade pode atingir indivíduos de qualquer idade e sexo, inclusivamente crianças (ansiedade infantil).

Os dados mais recentes da OMS estimam que existam cerca de 264 milhões de pessoas a sofrer de ansiedade em todo o mundo e indicam que as perturbações de ansiedade são mais frequentes no sexo feminino, embora também afetem homens.

Relativamente à idade, a ansiedade pode manifestar-se não só em adultos/jovens adultos, como também em crianças e em pessoas mais idosas.

É particularmente importante estar atento aos sinais das crianças, visto que nestas, quando ainda têm poucos meses ou anos e não conseguem exprimir de forma clara o que estão a sentir, a ansiedade pode manifestar-se através de birras ou choro.          o que é ansiedade / calmante natural

 

o que é ansiedade calmante natural

 

Que estímulos podem desencadear a ansiedade?

Existem diversos estímulos que podem desencadear os momentos de ansiedade, tais como problemas físicos/biológicos (ex: alterações hormonais), contexto profissional (ex: possibilidade de desemprego) ou académico (ex: momentos de avaliação), fatores familiares (ex: divórcio), dilemas pessoais (ex: orientação sexual), situações de infância (ex: negligência), entre outros, como eventos decorrentes de catástrofes ou incidentes / acidentes graves.

Cada caso é único e é importante explorar a anamnese (história de vida) da pessoa para ser possível detetar a origem e os estímulos que fazem surgir esta emoção negativa de modo a se conseguir intervir adequadamente.

Existe, ainda, o termo de ansiedade positiva, que está associado a períodos de adaptação e nos motiva a agir ou a procurar mais e melhor no dia a dia. Esta não é, no entanto, patológica, embora possa originar outros problemas, ou evoluir para patologia ansiosa, caso o nível de intensidade aumente.

 

Tipos de ansiedade

A Ansiedade pode manifestar-se de diversas formas e devido a vários fatores.

Podemos falar de uma ansiedade positiva, que surge como forma de reação e adaptação ao que vai acontecendo na vida do indivíduo. Nestes casos, os sintomas são leves e motivam a pessoa a agir.

Por outro lado, quando os sintomas são severos, vão evoluindo, são frequentes e/ou incontroláveis, causando mal estar significativo, então estamos perante um tipo de ansiedade negativa, que origina patologias como a Perturbação de Ansiedade de Separação, Mutismo Seletivo, Fobias, Ataques de Pânico, Perturbação de Ansiedade Generalizada, Perturbações Obsessivas Compulsivas ou Perturbações Relacionadas com o Trauma e Fatores de Stress (exemplo: Perturbação de Stress Pós Traumático). Cada uma destas patologias possui características específicas e o seu diagnóstico deve ser sempre realizado por um profissional.

Por norma, quando estamos perante uma ansiedade patológica, a pessoa apresenta os sinais de forma crónica, necessitando de aprender a lidar com as sensações, percebendo o que as pode provocar e como as pode minimizar.

 

o que é ansiedade calmante natural

Ansiedade noturna

A ansiedade noturna está relacionada à privação de sono, reduzindo a qualidade de vida de quem sofre com o problema.

De acordo com informações da Associação de Ansiedade e Depressão da América (ADAA), 50% dos adultos afirmam experienciar maiores níveis do distúrbio emocional durante a noite.

Para muitas pessoas, a hora de dormir pode ser o único momento em que é possível refletir sobre a rotina. Por conta disso, tendemos a pensar em preocupações e antecipar o que devemos fazer no dia seguinte.

Consequentemente, nossa mente entende o momento de deitar-se na cama como um fator estressante, o que aumenta nossos níveis de adrenalina no período noturno, e impossibilita o sono.      o que é ansiedade / calmante natural

 

Causas:

Não se sabe ao certo por que algumas pessoas são mais propensas à ansiedade descontrolada do que outras. Alguns dos fatores que podem estar envolvidos nisso são:

✔Genética, ou seja, histórico familiar de transtornos de ansiedade
✔Ambiente, por exemplo passar por algum evento traumático ou estressante
✔Mentalidade ou modelo de pensamento, ou seja, a forma como a pessoa estrutura seus pensamentos ou linhas de raciocínio e, consequentemente, encara as situações do dia a dia
✔Doenças físicas.

Entre as doenças físicas que podem estar relacionadas à ansiedade, encontramos:

✔Problemas cardiovasculares, como as arritmias cardíacas
✔Doenças hormonais, como hipertireoidismo ou o hiperadrenocorticismo (aumento de atividade da glândula adrenal)
✔Problemas respiratórios, como o DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)
✔Dores crônicas
✔Abuso de drogas, álcool ou medicações como os benzodiazepínicos.
Até mesmo eventos como concussões, tumores cerebrais, excesso de cortisol pelo corpo e infecções por bactérias chamadas estreptococos podem se assemelhar à ansiedade.

Por isso é importante buscar um psiquiatra para que ele pesquise se não há causas físicas por trás de seu problema de ansiedade.

 

o que é ansiedade calmante natural

Relação entre medo e ansiedade.

É importantes lembrar que a ansiedade por si só é uma emoção normal ao ser humano, e surge comumente ao enfrentarmos situações estressantes.

A ansiedade é algo muito próximo da preocupação, um medo, um temor de que as coisas não saiam como nós gostaríamos.

Todos esses componentes são necessários para a nossa evolução e sobrevivência. Entretanto, o que não pode ocorrer é um exagero de qualquer um deles.

O tempo prolongado de ansiedade (a chamada ansiedade crônica) aumenta o nível de tensão e o estresse interno e pode levar ao surgimento do medo específico ou até mesmo irreal.

 

COMO AJUDAR NUMA CRISE DE ANSIEDADE?

 

Nesse momento, não diga que “vai passar”, nem mesmo aposte em frases otimistas para tentar animar a pessoa.

Também evite menosprezar ou amenizar a situação, como se fosse algo simples de ser superado. Nesses casos escutar mais do que falar e demonstrar preocupação são medidas que podem contribuir.

Afinal, a ajuda de maneira equivocada pode aumentar os sintomas de ansiedade e causar ainda mais sofrimento. Dessa maneira, é essencial evitar aquilo que pode atrapalhar. Veja como ajudar da maneira certa:

 

1. Deixe o otimismo de lado

Ainda que seja uma boa intenção, na hora da crise de ansiedade ninguém quer escutar frases de apoio como “tudo vai dar certo” ou “vai passar”. A pessoa ansiosa tende a se irritar ainda mais, pois interpreta como se o outro estivesse menosprezando o seu problema.          o que é ansiedade / calmante natural

Aliás, quando se encontra em crise, o ansioso não consegue enxergar uma situação positiva e parece haver dificuldade em tudo. Então, evite frases como essas.

 

2. Evite “dar um tranco”

Não adianta pressionar ou tentar fazer com que o outro reaja diante de trancos. O importante é oferecer apoio, pois do contrário só fará com que a pessoa se sinta desvalorizada.

Dizer coisas como “Você precisa enfrentar” ou “Você vai superar” podem servir como um reforço negativo, fazendo com que a pessoa se sinta ainda mais fraca, o que pode piorar a autoestima que já está abalada pela ansiedade.

 

o que é ansiedade calmante natural

3. Escute mais

Ouvir mais do que falar é a melhor alternativa para ajudar a pessoa em um momento de ansiedade. Tente não fazer julgamentos para não desmotivar o desabafo.

Porém, respeite o tempo de cada um e evite forçar o diálogo, já que isso pode causar mais ansiedade.

 

4. Demonstre preocupação de verdade

Independentemente da proporção da crise, mantenha um diálogo afetuoso. Uma crise dura, em média, 25 minutos, portanto, continue ao lado da pessoa.

Demonstre empatia, contudo, evite preocupação em excesso, já que isso aumenta a ansiedade. Não transforme o episódio em uma catástrofe, aja de maneira tranquila e natural.

5. Distraia a pessoa com boas lembranças

Tente desviar a atenção da pessoa em crise com assuntos aleatórios, coisas boas que já foram vivenciadas ou que estão planejadas, tais como uma viagem.

Porém, faça isso com cuidado para não parecer que o momento de ansiedade não tem importância. Apenas tente desviar o foco com sensibilidade, assim é possível observar se a estratégia deve ser interrompida ou não.

A pessoa que sofre de ansiedade irá demonstrar se está receptiva. Caso contrário, pare de tentar distraí-la.

 

6. Chame-o para dar uma caminhada

O ansioso pode não ter disposição para fazer algum tipo de atividade mais divertida ou prazerosa, porém, vale a pena oferecer alternativas como fazer uma caminhada ou dar uma volta, para respirar novos ares.

Mas, não seja insistente, a pessoa deve se sentir livre para aceitar ou não. Caso não aceite, diga: “podemos fazer algo juntos quando você melhorar”. Assim, você demonstra acolhimento e apoio, afastando a sensação de solidão vivenciada pela pessoa ansiosa.        o que é ansiedade / calmante natural

 

7. Não ofereça bebida

Ainda que o álcool pareça relaxante, não é a melhor alternativa. Pois, sempre que a crise de ansiedade surgir, a bebida pode ser associada como uma forma de alívio. Então, evite criar maus hábitos que além de não ajudar, podem mascarar um sintoma.

 

8. Elimine expectativas

Não faça suspense. Quem convive com uma pessoa ansiosa deve ser objetiva e eliminar expectativas.

Não diga coisas que podem desencadear crises e nem mesmo se atrase ou demore para responder mensagens, pois isso pode aumentar o estado de ansiedade.

 

9. Saiba identificar uma crise de ansiedade

Reconhecer uma crise de ansiedade é importante para prestar apoio e não ignorar o momento.

Um dos primeiros sinais pode ser a agitação física: balançar pernas e braços, caminhar de um lado para o outro, parecer ofegante, apresentar tremor ou suor em excesso.

Indícios também podem ser observados pela forma como a pessoa fala, isto é, se sua fala é sempre pessimista ou prevê algo ruim frequentemente. Quando notar esses sinais, dê maior atenção e ofereça apoio.        o que é ansiedade / calmante natural

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO