Mitos e Verdades sobre Queda de Cabelo

Mitos e Verdades sobre Queda de Cabelo

A queda de cabelo afeta tanto homens quanto mulheres e, apesar dos mitos que rodeiam este processo, a chave está na genética.

Neste artigo falaremos em mais detalhes a respeito de alguns dos mitos sobre a queda de cabelo. Você sabe quais são?

A alopecia, comumente conhecida como calvície, é um problema que traz como consequência a queda ou perda anormal do cabelo. Em alguns casos afeta somente o couro cabeludo, enquanto em outros também ataca outros conjuntos de pelos, como as sobrancelhas, os cílios, a região genital ou a barba.

Apesar da forte carga social e psicológica que representa, a calvície é um problema bastante comum, que se apresenta com maior facilidade em homens do que em mulheres.

Em sua maioria, as causas têm uma base hormonal e também um componente hereditário. Costuma ser uma espécie de mensagem que o corpo envia diante de certas mudanças no metabolismo. Em outros casos, se apresenta em um momento específico da vida, que se repete de geração em geração.

Apesar da grande quantidade de pessoas que sofrem com ela, e dos inúmeros estudos a respeito, segue existindo uma infinidade de crenças, comentários e mitos a respeito das origens da alopecia, suas causas e como afetam o sujeito.

A seguir falamos mais sobre os mitos mais comuns relacionados à queda de cabelo.

Mitos e Verdades sobre Queda de Cabelo

7 mitos sobre a queda de cabelo

1. Os fones de ouvido são nocivos para o cabelo

Uma das crenças mais comuns é que o cabelo fica “sem ar” com o uso de gorros, bonés, fones de ouvido e até mesmo gel para o cabelo.

No entanto, a realidade é que estes produtos só têm incidência na aparência do cabelo e no fator estético, que não se relaciona com a força ou fraqueza do fio, nem tampouco com a alopecia.

2. Lavar o cabelo frequentemente leva à queda

Outro dos mitos mais populares é acreditar que a frequência da lavagem capilar tem uma relação direta com a perda do cabelo.

No entanto, o shampoo é desenvolvido para um uso tópico, por isso não pode penetrar no couro cabeludo, nem para desprender o folículo, nem para fortalecê-lo. Por isso, podemos dizer que não existe nenhum shampoo capaz de combater a alopecia.

3. Os cortes de cabelo ajudam a fazê-lo crescer

Aqui mostramos um mito que não se relaciona com a queda, e sim com algumas técnicas que a cultura popular recomenda para favorecer o crescimento e manutenção do cabelo.

Assim como o shampoo, não tem nenhuma incidência no folículo que repousa abaixo do couro cabeludo, o corte do fio tampouco. O fato de cortar o cabelo frequentemente não o tornará mais resistente e ele não deixará de cair.

4. Os tratamentos com laser são a melhor solução

Ainda que uma grande quantidade de clínicas e centros estéticos ofereçam novos e importantes tratamentos com laser, não existe nenhuma evidência científica que respalde esta prática.

É preciso levar em consideração que a calvície não é somente um problema estético: é um problema que tem um fundo biológico importante, por isso requer a supervisão e apoio de um médico dermatologista certificado.

5. O estresse provoca calvície

O estresse pode acelerar o processo de queda de cabelo, mas em nenhum caso será a causa da calvície. A calvície é algo que se herda da mãe, ao contrário do que muitos pensam.

Se seus genes têm a informação genética de que acabará perdendo o cabelo, o estresse não será o aspecto determinante.

6. As perucas provocam calvície

Muito tem sido falado sobre se o uso das perucas faz com que percamos o cabelo pela falta de transpiração cutânea.

No entanto, isso não passa de um mito. A verdade é que o pelo segue obtendo sue oxigênio do sangue que se encontra no couro cabeludo. Portanto, usar ou não a peruca não fará com que sua perda capilar se acelere.

7. O excesso de sol é um problema para o cabelo

Muito tem se falado também sobre se tomar sol na área afetada pode acelerar a calvície. Nada mais longe da realidade.

O excesso de sol não favorece a perda de cabelo. O que devemos é usar um produto que evite o enfraquecimento das fibras capilares e aplicar a proteção solar adequada.

Mitos e Verdades sobre Queda de Cabelo

Verdades e mitos sobre a queda de cabelo

O tema da queda de cabelo está geralmente associado a muitos mitos, o problema é conseguir identificar quais são efetivamente mitos e quais não o são. Neste artigo, desmistificamos este tema, para que possa proteger e cuidar do seu cabelo. Ele agradece.

Quem é que nunca ouviu dizer que lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz do cabelo? Ou que arrancar um fio de cabelo branco faz nascer logo 2 no seu lugar? Ou se não secarmos os cabelos após o banho eles caem? Não se assuste. Nestes casos, são apenas mitos sobre a queda de cabelo, sem qualquer base científica que os comprove.

Contudo, algumas práticas podem efetivamente ser prejudicais para o seu couro cabeludo, levando à queda de cabelo. Um exemplo, é o uso frequente de produtos químicos, habitualmente utilizados para tingir o cabelo, que provocam efeitos nocivos na haste do cabelo. O importante é estar atento aos sinais para poder agir e saber distinguir os mitos dos factos.

Verdades ou mitos sobre a queda de cabelo?

1) A alimentação influencia a qualidade do couro cabeludo.
Verdade: Uma alimentação equilibrada é extremamente importante para a saúde não só dos cabelos mas da pele e das unhas. A carência de alguns nutrientes pode levar à queda ou quebra dos fios e à falta de brilho. Vitaminas do complexo B, betacaroteno (pró-vitamina A), zinco, ferro, silício e cisteína (rica em enxofre) são os nutrientes que mais ajudam a dar força e brilho aos cabelos.

2) Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?
Mito: A lavagem diária dos cabelos não interfere com os bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda. Manter os cabelos sujos, por outro lado, impede o crescimento e pode levar à obstrução dos poros. A lavagem apenas faz com que os cabelos que já estão soltos se desprendam com mais facilidade.

3) Caspa é sinal de falta de higiene?
Mito: A caspa é “apenas” um dos sintomas da dermatite seborreica e não tem qualquer ligação a maus hábitos de higiene.

4) Após o parto a queda de cabelo acentua-se?
Verdade: Cerca de 4 meses após o parto é bastante frequente muitos fios de cabelo entrarem prematuramente na fase de queda levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Chama-se eflúvio telógeno e esses cabelos voltarão a crescer normalmente passado algum tempo.

5) Não secar os cabelos após o banho faz cair os cabelos?
Mito: Deixar os cabelos molhados não os faz cair. Se fosse assim, nadadores como Michael Phelps, o mais medalhado atleta olímpico de sempre – estaria com toda a certeza, calvo. Como já referimos, a lavagem não interfere nos bulbos capilares.

6) Cortar o cabelo fortalece-o?
Mito: Cortar o cabelo não o deixa mais forte, contudo permite que a haste capilar tenha um aspeto mais saudável, pois são cortadas as pontas (normalmente a parte mais danificada do cabelo).

Mitos e Verdades sobre Queda de Cabelo

7) Existe um champô ideal para cada cabelo de forma a evitar a queda?
Mito: O importante é que o produto que utiliza respeita o seu tipo de cabelo, mas o champô apenas atua na haste capilar não tendo influência na queda.

8) Os brushings e outras manipulações agressivas devem ser evitadas?
Verdade: Os brushings, os penteados com apanhados e o uso de elásticos devem ser evitados, uma vez que arrancam cabelos que não estão em fase de queda.

Existem vários mitos sobre a queda de cabelo, ao desmistificá-los poderá não só tratar melhor do seu cabelo mas também fazer frente a este problema. Tenha uma alimentação equilibrada, evite o stress e utilize técnicas de tratamento do cabelo adequadas, o seu cabelo agradece.

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *