Infecção de ouvido!! sintomas tratamentos e causas

Infecção de ouvido!! sintomas tratamentos e causas

Em primeiro lugar, é importante consultar um especialista ao menor sintoma de dor para obter um diagnóstico correto. Se a infecção no ouvido não for grave, podemos tratá-la com estes remédios naturais.

A otite, também conhecida como ouvido de nadador, é uma infecção no ouvido que aparece quando há um acúmulo de líquido com inflamação.

Dependendo da gravidade e da área do ouvido em que se desenvolve, pode ser um caso de otite externa, média, média com derrame, com infecção aguda ou crônica.

Neste caso, vamos nos referir especificamente ao tipo de otite externa e média, que são as mais fáceis de lidar com remédios naturais; nos outros casos mencionados, a intervenção de um especialista é muito importante para receber o tratamento adequado.

As infecções de ouvido são mais comuns entre as crianças e adolescentes do que nos adultos; além disso, é mais provável que sua aparição ocorra durante as alergias sazonais, resfriados ou gripes.

No entanto, estas não são as únicas causas; há outros fatores de risco que devem ser considerados.

Infecção de ouvido!! sintomas tratamentos e causas

Quais são as causas da infecção no ouvido?

Nadar em águas poluídas ou sujas é uma das causas comuns da infecção no ouvido do tipo externo. As bactérias presentes nestes locais alcançam facilmente os ouvidos e causam esta doença; apenas em casos raros ela pode ser provocada por uma espécie de fungo.

As bactérias que acompanham as doenças respiratórias comuns podem ser transportadas para o ouvido, causando inflamação e infecção.

Algumas alergias causam inflamação na trompa de Eustáquio, canal que liga o ouvido médio à garganta.

➠ Coçar fora ou dentro do ouvido.
➠ Ter algum tipo de elemento dentro do ouvido.
➠ Limpar com um cotonete o canal auditivo externo para remover a cera.

Como saber se tenho otite?

Os sintomas de infecção no ouvido podem variar de pessoa para pessoa dependendo da gravidade de cada caso. Os principais são:

➠ Coceira na orelha.
➠ Sensação de peso.
➠ Pressão sobre o tímpano.
➠ Dor e inflamação no ouvido.
➠ Secreções amarelas ou verdes com mau cheiro.
➠ Perda parcial da audição.
➠ Febre.
➠ Zumbido nos ouvidos.
➠ Vômitos.
➠ Sangramento.

Remédios naturais para combater a infecção no ouvido

O tratamento médico contra as infecções no ouvido incluem antibióticos para matar os micro-organismos que causam esta doença; normalmente, também incluem anti-histamínicos que devem responder a quaisquer alergias.

No entanto, quando esta se apresenta apenas em seu estado inicial ou ainda não se desenvolveu de forma grave, existem alguns remédios naturais que você pode considerar como substitutos para os antibióticos sintéticos. Interessado em conhecê-los?

Água oxigenada
Quando o vírus entra no ouvido médio, tem início o processo de proliferação e, ao percorrer os dutos, ele pode causar outras doenças como gripes e resfriados.

Para combater estes micro-organismos e, por sua vez, prevenir uma doença crônica, basta usar algumas gotas de água oxigenada.

Como usá-la?
A cada 12 ou 14 horas, administre de 2 a 3 gotas de água oxigenada em cada ouvido infectado.

Infecção de ouvido!! sintomas tratamentos e causas

Óleo de alho

O alho é um antibiótico natural por excelência e pode ser administrado para combater os vírus que causam diferentes tipos de infecção.

Devido às suas propriedades antimicrobianas, ele é adequado para combater a dor de ouvido quando esta é decorrente da otite.

Como usá-lo?
Adicione 3 gotas de óleo de alho puro sobre a área afetada e mantenha sua cabeça para baixo para que o líquido chegue ao ouvido interno.

Cebola

Assim como o alho, este vegetal é um poderoso antibacteriano e antisséptico que pode ajudar a combater as bactérias que dão origem às infecções de ouvido.

Como usá-la?
Pique a cebola fresca, embrulhe em um tecido limpo e aplique-o sobre a orelha afetada por 5 minutos. Repita este tratamento diversas vezes por dia.

Azeite de oliva

As propriedades curativas do azeite têm sido aproveitadas como um meio eficaz de combater o tratamento da infecção no ouvido.

Não deixe de ler: 10 surpreendentes benefícios do azeite de oliva extra virgem

Como usá-lo?
Aqueça duas colheres de sopa de azeite até uma temperatura suportável e, em seguida, despeje em um conta-gotas. Aplique de 2 a 3 gotas no ouvido afetado.

Água quente

O calor tem um efeito analgésico que reduz a dor e também ajuda a melhorar a circulação para facilitar a remoção da infecção.

Como usá-la?
Encha um saco térmico com água quente e, em seguida, cubra com um pano para colocá-lo no ouvido dolorido.

Infecção de ouvido!! sintomas tratamentos e causas

Remédios caseiros para dor de ouvido: entenda o que funciona

Sensação de queimação e dor de cabeça constante são apenas alguns sinais que podem indicar uma dor de ouvido. A inflamação no ouvido é um problema muito comum, especialmente em crianças, e costuma afetar as pessoas de maneiras diferentes.

De acordo com Fernando Kaoru, otorrinolaringologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o tratamento para dor de ouvido irá depender do que está ocasionando a dor.

Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento.

O melhor remédio caseiro para dor de ouvido

Contudo, o otorrinolaringologista indica que o remédio caseiro para dor de ouvido mais prático e eficaz de todos: fazer compressa de água quente no local da dor. Embora, a técnica não ajude a tratar a inflamação, ela irá contribuir para o alívio das dores.

Ao notar os primeiros sinais de dor de ouvido é essencial procurar um clínico geral ou um otorrinolaringologista para receber o tratamento apropriado.

Remédio caseiro para dor de ouvido funciona?

Existem uma série de remédios caseiros para dor de ouvido ensinada entre as pessoas e até em sites na internet:

➠ Colocar cebola ou ajuda no local inflamado
➠ Aplicar chá de hortelã na inflamação
➠ Inserir um algodão com álcool no local inflamado
➠ Colocar gotas de azeite na inflamação
➠ Aplicar chá de camomila no ouvido inflamado.
No entanto, Fernando Kaoru revela que esses tratamentos caseiros, na maioria das vezes, não são eficazes: “Não existe nenhum estudo que comprove cientificamente que os tratamentos caseiros funcionam e a maioria das opções acima pode até piorar o quadro dependo da causa da dor”, disse o especialista.

Causas mais comuns da dor de ouvido

A dor de ouvido pode afetar ambas as orelhas de uma vez ou apenas um ouvido. As razões mais comuns para a dor de ouvido incluem:

➠ Algum fluído que se instalou dentro do canal auditivo, como água ou cosméticos
➠ Infecção do canal auditivo fora do tímpano (otite externa)
➠ Um furúnculo ou folículo piloso infectado no canal auditivo
➠ Lesão no canal auditivo a partir de objetos, como cotonetes ou objetos pontiagudos
➠ Bloqueios na orelha causado por placas de cera ou objetos empurrados pelo canal auditivo
➠ Infecções de garganta (incluindo amigdalite) e resfriados
➠ Alergias no trato respiratório, ou infecções como rinossinusite.

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *