Função e tipos de placas de computador

Função e tipos de placas de computador

Placas de computador são dispositivos usados ??para conectar componentes periféricos. Eles são uma placa de circuito impresso usada para realizar uma tarefa específica.

Esses tipos de cartões podem ser conectados a um computador de duas maneiras:

• Usando os slots PCI em uma placa-mãe

Essa é uma interface típica usada principalmente. Se a placa interna falhar, é possível conectar uma nova placa no slot PCI e continuar seu trabalho. Essa é uma das vantagens de ter slots PCI em uma placa-mãe.

• Integrado em uma placa-mãe

O computador atual já possui todas as placas principais integradas à placa principal, sem a necessidade de comprar placas adicionais. A menos que obtenha melhor desempenho, especialmente se você estiver em jogos gráficos e aplicativos gráficos.          Função e tipos de placas de computador

Vários tipos de cartões podem ser instalados em um computador. O computador moderno incorpora pelo menos gráficos , som e placas de rede na placa principal – significa que eles são construídos com a placa-mãe.

Placas internas de modem e TV são os outros tipos de placas que podem ser conectadas no slot PCI.

Função e tipos de placas de computador
Função e tipos de placas de computador

Tipos de placas PC

Placa gráfica – permite exibir imagens e vídeos na tela

Placa de som – permite reproduzir música em um computador

Placa de rede – permite que os computadores se comuniquem

Placa de modem – usada para conectar-se a uma linha telefônica para obter serviço de internet discada

discos rígidos para computador o que é?

O que são unidades de CD / DVD? (disco compacto)

O que é o teclado do computador? qual a sua função!

O que é mouse de computador? qual é a sua função!

CURSO: COMPUTADOR BLINDADO
Saiba Mais Aqui

Placa gráfica de computador

A placa gráfica do computador é um componente obrigatório que requer atenção quando você compra um computador. É um dos principais fatores que determinam o desempenho do seu computador.

Aqui tentaremos abordar alguns pontos sobre essa parte importante de um computador.

O que é placa de vídeo?

A placa gráfica, também chamada de placa gráfica, é uma interface entre um computador e um monitor. A informação gráfica calculada por uma CPU transferida através deste cartão para exibir imagens em uma tela.

A placa gráfica é responsável por interpretar as instruções recebidas de uma CPU e exibi-la para que o usuário possa vê-la no monitor do computador. É um componente importante em um sistema de computador que afeta o desempenho do computador.        Função e tipos de placas de computador

Cartões com processador e memória mais rápidos exibem imagens rapidamente. Isso determina a devida atenção ao selecionar placas de vídeo.

Funções e características

Atualmente, aplicativos e programas exigem placas gráficas mais eficientes e rápidas. Como resultado desse requisito, mais e mais placas de vídeo avançadas são introduzidas no mundo dos sistemas de computadores.

Anteriormente, a CPU do computador era responsável por calcular grande parte dos dados gráficos e determinar o que deveria ser exibido em um monitor. Isso geralmente atrasa o tempo de processamento. Para resolver esse problema, melhorias significativas são feitas na tecnologia da placa de vídeo.

O desenvolvimento da porta gráfica acelerada (AGP) é uma etapa principal para atender à demanda de aplicativos gráficos. O AGP foi criado para acelerar a comunicação entre a CPU e o adaptador de vídeo, o que ajudou a exibir gráficos de alta resolução rapidamente.

Continuando o desenvolvimento, são desenvolvidos aceleradores gráficos 3D que aumentam a eficiência de um computador. Esse tipo de acelerador geralmente possui seu próprio processador chamado GPU ( unidade de processamento gráfico ) e memória.

Uma placa de vídeo com esses recursos (processador e memória) reduzirá a carga da CPU nos cálculos gráficos.

A GPU executa instruções e dados gráficos. Ele usa sua própria memória para armazenar informações e configurações como cor, resolução e taxa de atualização.

Agora, o acelerador gráfico está integrado em computadores modernos. No entanto, os atuais jogos e aplicativos de vídeo em 3D com alta demanda de gráficos precisam de um adaptador de vídeo avançado e rápido que não seja a placa de bordo.

Por exemplo, meu computador Dell GX620 Optiplex possui um acelerador gráfico da família de chipsets Intel (R) 82945G Express com 224 MB de tamanho. Se eu quiser executar aplicativos gráficos altos, devo instalar uma placa no slot PCI que atenda aos requisitos.        Função e tipos de placas de computador

Função e tipos de placas de computador
Função e tipos de placas de computador

Cartões de conexão

A placa gráfica pode ser conectada na placa-mãe através de PCI , AGP e PCI-express.

O PCI-Express é o mais recente e fornece a interface de conexão mais rápida entre a placa de vídeo e a placa principal.

 

O que é um processador de computador!

Monitor de computador e o seu desempenho

Como comprar memória de computador

 

Tipos de cartões

Atualmente, existem vários tipos de adaptadores de vídeo. Algumas das placas incorporam sintonizador de TV, tela de TV e câmera digital ou conectores USB. E também existem cartões capazes de conectar mais de um monitor.

Portanto, é bom decidir primeiro o uso do seu computador antes de comprar um cartão comum.

Componentes da
placa mãe do computador.

Familiarize-se com os principais componentes da placa-mãe do computador , que é a parte mais importante de um sistema de computador.

Ele contém os seguintes elementos:

Soquete da CPU

Processador é uma parte que controla as atividades de um computador. É montado na placa principal e pode ser destacado facilmente da placa. Esse comportamento o torna atualizável e ajuda a identificar o tipo de processador correto para a placa do computador.

O soquete do processador tem suas próprias especificações, das quais você deve escolher o processador certo que combina com sua placa.        Função e tipos de placas de computador

Soquetes de memória

A memória fornece a área de trabalho para a CPU. Fisicamente, os soquetes de memória estão localizados muito perto do processador. Esses soquetes são para os chips de memória RAM (Random Access Memory). Dependendo das especificações da placa principal, ele pode ter dois ou quatro soquetes.

Função e tipos de placas de computador
Função e tipos de placas de computador

Chipsets

A placa-mãe do computador contém componentes individuais. Esses elementos se baseiam no chipset, lar de vários controladores de peças na placa principal. O chipset determina o tipo de componentes instalados na placa.

O chipset incorpora duas seções – a ponte norte e a ponte sul . A ponte Norte facilita a comunicação entre CPU, memória principal e placa gráfica. Funciona em alta velocidade, pois a CPU requer uma velocidade rápida do barramento para processar uma grande quantidade de dados a cada segundo.

Este processador também conecta a ponte sul com a CPU.

A ponte sul facilita a comunicação entre os vários componentes, como dispositivos de armazenamento, portas USB, slots de expansão, RAM CMOS e relógio.

Slots de expansão

Esses slots existem para conectar periféricos adicionais, como placas de som, placas gráficas, placas de rede, modems, placas de TV … etc. No computador moderno, a maioria dessas placas instaladas na placa principal significa que elas estão a bordo. Não há necessidade de comprar cartões adicionais, a menos que para um melhor desempenho.

ROM / BIOS

BIOS – O sistema Basic Input / output é responsável por fornecer instruções e configurações de inicialização a um computador. Geralmente, o fabricante grava na ROM (Read Only Memory), possui instruções permanentes que informam como o computador inicia e passa por uma série de autotestes (POST – Power On Self Test) antes de estar pronto para o usuário.

As configurações do sistema do BIOS são armazenadas no CMOS (semicondutor complementar de óxido de metal), que é alimentado por bateria.        Função e tipos de placas de computador

Bateria CMOS

É uma bateria de lítio na placa-mãe do computador responsável por alimentar o CMOS.

Portas

As portas permitem que dispositivos externos se conectem à placa do sistema. As portas paralela, série, USB estão entre esses grupos. Atualmente, a maioria dos dispositivos vem com conexão USB.

Conectores de dispositivos de armazenamento

Estes são conectores instalados na placa do sistema usados ??para conectar-se ao disco rígido, unidade de CD / DVD e unidade de disquete.

Conector de força

A unidade de energia dos componentes se conecta através desse conector.

Estes são os componentes mais comuns da placa-mãe do computador que você deve lembrar quando atualizar ou atualizar o seu PC.

componentes da placa mãe

O diagrama a seguir mostra os componentes mais comuns da placa-mãe.

Componentes da placa-mãe ASUS SiS 360 series

1. Conector Wake-On-Ring

2. Soquete do processador, a imagem é uma placa-mãe compatível com Socket 370 (processadores Pentium III e Celeron)

3. Soquetes de memória principal (as placas-mãe atuais possuem mais de dois soquetes, o mais comum são 4 soquetes ou 2 bancos). Esta placa-mãe possui DIMM (Dual Inline Memory Module).

4. Conector da fonte de alimentação (20 pinos) A fonte de alimentação absorve a energia elétrica e converte em 12v, 5v e 3.3v.

5. Conectores IDE (eletrônica da unidade integrada). O azul é um conector primário usado para conectar o disco rígido e o conector secundário usado para conectar a unidade de CD-ROM. Atualmente, esse conector é substituído por conectores mais avançados.

6. Bateria CMOS (semicondutora de óxido de metal complementar)

7. Conector da unidade de disquete 8. Conector ASUS iPanel (opcional)

9. Conectores do painel do sistema (alto-falante, trava do teclado, LED de energia, LED de mensagem, redefinir o fio do interruptor)

10. Slots de expansão (slots PCI – Peripheral Component Interconnect) – é usado para conectar placas de E / S, como placa de rede, placa de TV, modem.

11. cabeçalho COM2 serial

12. AMR (Slot Riser do Modem de Áudio)

13. Conectores de áudio – Conector de jogo / MIDI – usado para conectar joysticks para jogar – Conector de saída de linha – usado para conectar fones de ouvido ou alto-falante. – Conector de entrada de linha – usado para gravar a partir de toca-fitas ou recursos de áudio – Conector de microfone – usado para conectar microfone

14. conector de áudio iPanel

15. Chipsets – Controlador de elementos independentes na placa-mãe. Os computadores modernos têm duas seções chamadas chips da ponte norte e ponte sul.

16. Porta VGA (Video Graphics Array) – (fêmea de 15 pinos) usada para conectar o monitor

17. Conectores de porta paralela e de porta serial COM1 Portas paralelas usadas para conectar impressoras. Hoje em dia, a maioria das impressoras raramente usa essa porta. Agora eles estão suportando conexão USB.

18. USB (Porta serial universal) é uma porta multiuso usada para conectar vários dispositivos, como scanner, câmera digital, memória flash, mouse e teclado.

19. Conectores PS / 2 para mouse e teclado – os computadores recentes não usam mais esse tipo de conector. É substituído por conectores USB.

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *