discos rígidos para computador o que é?

discos rígidos para computador o que é?

Guia de compra de discos rígidos para computador

Procurando por bons discos rígidos para atualizar ou adicionar armazenamento extra ao seu computador? Ou você está curioso para saber como o disco rígido funciona e os fatores dos melhores discos? Então você vem ao lugar certo.

Aqui está um breve artigo sobre este dispositivo de armazenamento.

O que é o disco rígido do computador?

Disco rígido (interno) é um dispositivo permanente de arquivo e armazenamento de dados, alojado em um gabinete de computador. Por que é chamado de ‘rígido’, isso ocorre porque os discos dentro de um disco rígido não podem ser dobrados em comparação com os discos ópticos.          discos rígidos para computador o que é?

Seus arquivos salvos com segurança nesta unidade de armazenamento, a menos que você os apague intencionalmente. Todos os aplicativos / programas instalados e seus dados residem no disco rígido. É a sua principal unidade de armazenamento em um sistema de computador.

HDD, disco fixo, também se refere a discos rígidos de computadores .

Como os discos rígidos funcionam?

O processo de leitura / gravação no disco rígido é baseado nos princípios do eletromagnetismo.

Quando abrimos o disco rígido, obtemos vários discos chamados pratos , uma cabeça de leitura / gravação e um braço . As travessas de disco giratório são feitas de alumínio ou vidro e revestidas com material magnético. É nesses pratos que os dados são gravados ou lidos.

Dependendo do seu tipo de disco rígido, ele pode ter três ou mais pratos. Esses discos são dispostos de forma cilíndrica, significa que um está no topo do outro.

Atualmente, existem discos rígidos com dez ou mais pratos. Em cada prato de disco (acima e abaixo), há um cabeçote de leitura / gravação que se move radialmente. As cabeças estão presas em um único rack. Todas as cabeças se movem juntas em seu próprio prato de disco.

Os dados são gravados magnetizando um ponto no disco. Há um espaço entre o disco e a cabeça, a cabeça é capaz de produzir um pequeno campo magnético quando a corrente passa por ele. A direção do campo é revertida quando a direção da corrente é revertida; portanto, os dois dígitos binários (0 e 1) são facilmente representados por alterações na direção da corrente.        discos rígidos para computador o que é?

Assim que os discos giratórios passam sob essas cabeças, o campo magnético produzido pelas cabeças entra em contato com o revestimento magnético nos pratos de disco. Isso magnetiza um pequeno ponto no revestimento, deixando um pequeno ímã permanente.

Os dados são lidos quando os minúsculos campos magnéticos estão sendo movidos rapidamente além do cabeçote de leitura (agora a ação da gravação muda para ler quando a voltagem é revertida no cabeçote). No momento em que cada campo criado entra em contato com a cabeça, produz uma corrente elétrica na cabeça.

A direção da corrente depende da direção do campo, que foi determinada se um 1 ou 0 foi originalmente registrado. Assim, a informação original é lida novamente.

Como os dados são representados nos discos rígidos do computador?

discos rígidos para computador o que é?
discos rígidos para computador o que é

Os dados são gravados no prato em discos concêntricos chamados faixas . As faixas são divididas em setores . As faixas correspondentes dos dois lados de uma bandeja foram agrupadas em um cilindro .

Cada setor possui 512 bytes de dados.

Essa divisão destina-se a usar o espaço nos discos rígidos com eficiência. Ter mais setores por faixa é uma indicação de um disco rígido rápido .

Fisicamente, não podemos dizer onde as divisões terminam e começam. Simplesmente, não podemos ver as divisões, é eletrônica.

No entanto, você pode facilmente saber quantas faixas e setores existem nos discos rígidos do computador lendo as Informações do sistema do computador .

Para obter informações do sistema, clique em ‘Iniciar’ – ‘Todos os programas’ – ‘Acessórios’ – ‘Ferramentas do sistema’ – ‘Informações do sistema’.

Ao comprar discos rígidos, você encontrará setor , faixa , cilindro , rotação por minuto (RPM) e outras informações na etiqueta (encontrada na parte superior de um disco).          discos rígidos para computador o que é?

Velocidade dos discos rígidos do computador

Normalmente, a velocidade dos discos rígidos significa a rotação dos pratos por minuto . É medido em RPM (rotação por minuto).

Atualmente, os discos rígidos são capazes de girar até 15.000 rpm, os RPMs mais comuns são 5400, 6400, 7200 e 10000. Um disco rígido com RPM alto é um disco rápido que carrega arquivos rapidamente.

Tipos de discos rígidos

Os tipos de disco rígido são determinados pelo tipo de conexão à placa – mãe , IDE ou SATA .

O IDE (dispositivo eletrônico integrado) usa cabos para conectar-se à placa-mãe. Agora, esse tipo de conexão do disco rígido está sendo desativado.

O SATA (conexão serial de tecnologia avançada) é o atual e o tipo avançado para conectar o disco rígido e outras unidades ópticas à placa-mãe.

O outro tipo é SCSI (interface de sistema de computador pequeno), usado em computadores de última geração, como servidores e estações de trabalho.

Noções básicas de computadores e notebooks

placa-mãe do computador – guia completo

O que é um processador de computador!

Monitor de computador e o seu desempenho

CURSO: COMPUTADOR BLINDADO
Saiba Mais Aqui

 

Tamanho dos discos rígidos do computador

Hoje, o tamanho dos discos rígidos está subindo rapidamente. Os tamanhos de disco rígido mais comuns são 160 GB, 250 GB, 320 GB e 500 GB.

A velocidade do disco rígido pode ser medida em

• Velocidade de rotação

• mecanismo de cabeça de montagem rápida e

• ter mais setores por faixa

Vantagens do disco rígido

discos rígidos para computador o que é?
discos rígidos para computador o que é

-Acesso rápido aos dados
-Armazene dados enormes
A capacidade das unidades de armazenamento magnético pode ser medida em bits (forma abreviada de dígitos binários), byte, KB, MB, GB e TB. Um bit armazena apenas 0 ou 1. Byte é um conjunto de oito bits; é a unidade básica de memória, pois contém um único caractere ou bit. Geralmente, é a medida de tamanho de armazenamento usada mais comum.

Como substituir o disco rígido?

É muito fácil substituir o disco rígido, esteja você usando um computador desktop ou laptop. No entanto, existem alguns pontos essenciais que você deve conhecer antes de iniciar o processo. Primeiro, por que você deseja trocar o disco rígido? Existem pelo menos duas razões para isso. Você substitui o disco rígido porque a unidade existente não funciona ou precisa de espaço maior.      discos rígidos para computador o que é?

Ao dizer isso, você deve estar ciente do seguinte e fazer o mesmo antes de substituir o disco rígido: –

Faça backup dos dados existentes do disco rígido para outros dispositivos removíveis. Isso é importante, independentemente de quão bem você saiba disso, antes de fazer qualquer manutenção no seu computador, você deve fazer backup dos seus dados em outros dispositivos de armazenamento.

– Se você estiver substituindo o disco rígido principal significa o disco do sistema, é necessário clonar o disco antigo. Usando a clonagem, você pode transferir os arquivos inteiros, incluindo o sistema operacional, aplicativos e dados para o novo disco rígido. Este método evita que você reinstale tudo no novo disco rígido.

Para clonar o disco rígido , você precisará conectar o disco rígido antigo e o novo no mesmo computador. Quase todos os computadores são construídos para acomodar pelo menos dois discos rígidos. Mas o novo disco rígido deve ser conectado como uma unidade secundária.

– Verifique o tipo de disco que o seu computador suporta antes de substituir o disco rígido. No computador desktop, há suporte para dois tipos de discos rígidos: unidades IDE e SATA, o disco rígido IDE é comum em computadores antigos e o SATA é comum em computadores modernos.

Como comprar memória de computador

O que são unidades de CD / DVD? (disco compacto)

O que é o teclado do computador? qual a sua função!

Se for uma unidade IDE, você precisará jogar com a configuração de jumper encontrada no disco rígido. Existem três configurações de jumpers: Master , Slave e Cable Select . O disco rígido principal (disco do sistema) está definido no Master; todas as outras unidades secundárias são configuradas como escravas. Se o seu computador estiver embutido com o disco rígido SATA, nenhuma configuração de jumper será necessária. Você só liga e desliga o SATA no BIOS.

Se as notas acima estiverem claras para você, você poderá comprar o tipo certo de disco rígido para substituir o disco rígido.

Etapa 1 – Desligue, desconecte a tomada elétrica e abra a caixa da unidade principal do computador (toque na placa de ferro da caixa do computador para remover qualquer carga estática que estiver carregando. Isso evita descargas eletrostáticas)

Etapa 2 – No disco rígido IDE, defina o pino de jumper no escravo e conecte o cabo IDE (que se ramifica do disco rígido existente) e o cabo de alimentação extra ao novo disco para que o computador reconheça o novo disco como uma unidade secundária.

Mas se você estiver substituindo o disco rígido existente, poderá conectar o novo disco rígido no lugar do antigo. Para discos rígidos SATA, basta conectar a alimentação e o cabo SATA. Posteriormente, pode ser necessário organizar o BIOS.

Quando chegamos à substituição do disco rígido do laptop , é mais fácil a área de trabalho. Isso ocorre pelas razões pelas quais há apenas uma opção para substituir. Você acabou de tirar o velho e ligar o novo.

Etapa 3 – Verifique se todos os cabos estão encaixados corretamente e ligue o computador. Durante o POST (Power-On Self-Test), verifique se o computador reconheceu o novo disco e se não há nenhum problema de configuração. Se você substituiu o novo disco rígido no lugar do antigo, precisará do CD inicializável do Windows para iniciar e instalar o Windows ( consulte o guia de formato do disco rígido ). Mas se você já clonou o disco rígido antigo no novo, o computador deve iniciar a partir do novo disco.

O que vai fazer com o disco rígido antigo? Três opções: use-o como um dispositivo de armazenamento secundário, faça-o como disco rígido externo USB (você só compra estojo compatível) ou descarte-o. Mas quando dizemos descartá-lo, você deve limpar os dados para que ninguém possa recuperar arquivos privados do disco e permitir que as empresas destruam o disco rígido.

Essas são as etapas que você seguirá para substituir o disco rígido. Ao substituir o disco rígido, certifique-se de levar em consideração os seguintes pontos essenciais.

Como copiar DVD para o disco rígido?

discos rígidos para computador o que é?
discos rígidos para computador o que é

É possível copiar DVD para o disco rígido ? Sabe-se que não podemos copiar DVD usando o comando copiar / colar. Isso ocorre porque o DVD é gravado com a tecnologia de criptografia que impede ou dificulta a cópia para o disco rígido do computador.

Como lidamos com esse problema? A solução é descriptografar o conteúdo do DVD para torná-lo aberto para backup / cópia. Para descriptografar o conteúdo, usamos ripadores de DVD. Estes são tipos especiais de programas projetados para decodificar o conteúdo de um DVD.

Por que você deve copiar o DVD para o disco rígido?

Legalmente, não é permitido fazer uma cópia de um DVD, especialmente para fins comerciais. E esse é o principal motivo pelo qual os produtores de filmes empregam medidas de proteção para sua produção, para que não sejam copiadas facilmente.

No entanto, pelos seguintes motivos, você pode fazer backup de seus DVDs em um disco rígido: –

– Se você possui uma coleção de DVDs e deseja copiar e manter como backup

– Se você tiver um DVD ilegível devido a riscos e setores defeituosos no DVD

– Se você deseja converter o DVD para diferentes formatos, como AVI, WMV, MOV, MPEG, MP4 ou outros formatos que podem ser reproduzidos no iPad, celulares e players digitais portáteis.

Escolhendo o software certo para copiar DVD para o disco rígido

Existem muitos ripadores de DVD capazes de descriptografar o conteúdo de um DVD. Você encontrará ripadores de DVD gratuitos e comerciais on-line. A diferença entre as duas versões é que, na versão gratuita, temos apenas benefícios limitados.

Quase com todos os ripadores de DVD gratuitos, são suportados os recursos básicos, como backup , compactação e recompilação ou re-autoria de um DVD. No entanto, a maioria das versões gratuitas não possui recursos avançados que nos permitem converter nosso DVD em diferentes formatos (refiro-me a outros formatos além dos populares). Além disso, as versões gratuitas não são capazes de desbloquear sistemas avançados de proteção de DVD que encontramos na recente compilação de DVD. Além disso, os recursos de personalização e edição (cortar clipes, combinar clipes) também não são suportados em versões gratuitas.

Geralmente, para uso e conversão de backup de DVD pessoal, as versões gratuitas servem bem. No entanto, você deve ter cuidado ao selecionar um, pois alguns programas podem danificar seu DVD. Antes de usar um rasgador de DVD gratuito típico, obtenha o máximo de informações possível através da pesquisa e revisão do usuário.

Melhores ripadores de DVD para copiar DVD para o disco rígido

Com base na análise do usuário e no uso pessoal, listei abaixo os melhores ripadores de DVD gratuitos que você encontra na rede.

Encolher DVD

Este é o meu estripador de DVD favorito que estou usando agora. É fácil e rápido copiar arquivos de DVD para um disco rígido. Ele funciona em todo o sistema operacional e arquitetura do Windows (32 bits e 64 bits). O lado fraco é que ele não é atualizado após o último lançamento.

Travão de mão

WinX DVD Ripper

Formatar Fábrica

DVDSmith

Eu tenho uma página passo a passo separada, onde mostrarei como você pode fazer backup de DVD no disco rígido:

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *