Como melhorar a autoridade do domínio do meu site

Autoridade de domínio e de página: o que é e como fortalecê-las?

A autoridade de domínio e a autoridade de página são duas métricas desenvolvidas pelo Moz com o objetivo de auxiliar os sites a analisar o nível de relevância para os mecanismos de busca, assim contribuindo para um melhor posicionamento.

Essas métricas fazem parte da estratégia de SEO de uma marca e o monitoramento delas é fundamental para verificar se as ações desenvolvidas no marketing digital estão sendo efetivas.

A seguir, saiba do que se trata a Domain Authority (DA) e a Page Authority (PA) e saiba como otimizar essas métricas!

Autoridade de página e de domínio: o que são e como funcionam?

O algoritmo do Google está constantemente em melhoria com o objetivo de entregar resultados mais úteis aos usuários — e, para alcançar um bom posicionamento, as empresas desenvolvem estratégias de SEO on-page e off-page.

Com o objetivo de auxiliar as empresas nesse processo, a Moz desenvolveu as métricas que podem ser acompanhadas pelo plugin MozBar. Entenda cada uma delas a seguir.

Autoridade de domínio

Esse monitoramento imita o realizado pelo Google para determinar o quanto um domínio é relevante. Isso pode ser observado por meio do histórico, que inclui a qualidade de links externos, número de visitas e conversões, tempo de permanência nas páginas e outros.

Critérios para DA

São fatores considerados na formulação da métrica: qualidade do link building, fluxo de visitantes no site, quantidade de links e a origem deles, qualidade das URLs, otimização de imagens, não manter links irrelevantes, SEO on-page e outros.

Autoridade de página

No site, cada página conta com características específicas que determinam sua autoridade e fazem com que ela seja referenciada por outros sites. Assim, quanto mais uma página tem referências externas, maior é a autoridade dela.

Critérios para PA

Já aqui, são levados em conta: posicionamento dos links internos, uso adequado das palavras-chave, relevância e semântica do conteúdo, links externos de qualidade, baixa ocorrência de spam e outros.

Após compreender do que se trata a autoridade de domínio e a autoridade de página, é preciso conhecer a importância delas e como otimizá-las!

Como melhorar a autoridade do domínio do meu site – xvideos

Otimização do site: qual a importância da autoridade na internet?

O principal objetivo de desenvolver uma estratégia de SEO é o posicionamento nos mecanismos de busca, correto? Sim! E o que determina o ranqueamento do site é a autoridade na internet. Portanto, é ela que permite que a empresa atinja essa meta.

No mundo real, quando sabemos que uma pessoa tem autoridade sobre um assunto, respeitamos o que ela tem a dizer e a tornamos uma referência no tema. Na internet, os mecanismos são semelhantes: quando uma empresa alcança autoridade sobre determinado segmento, torna-se uma referência tanto para os consumidores quanto para os concorrentes.

Mas, assim como no mundo real, sabemos que construir autoridade é um processo trabalhoso, que exige dedicação e aprimoramento contínuo. Portanto, se a marca está em busca de melhorar a autoridade de domínio e de página, precisa desenvolver estratégias sólidas.

Autoridade de página: como fortalecê-la?

A autoridade de página será influenciada pela DA, o que faz com que essas métricas devam ser pensadas complementarmente. A seguir destacamos algumas estratégias que permitem fortalecê-la. Confira!

Trabalhar bem as palavras-chave

A definição das palavras-chave é um aspecto central para que a estrutura da informação seja escaneável para os mecanismos de busca, sendo identificado o tema central do conteúdo e como ele pode contribuir com o usuário.

Além da definição acertada dos termos, uma estratégia correta é que cada link interno que direcionará o usuário para outro conteúdo utilize as palavras-chave que otimizam as páginas, tornando o objetivo da página mais claro para o Google.

Reduzir a quantidade de spams

Os spams não contribuem para tornar o conteúdo ou os links do site mais ricos e relevantes para o usuário e, por essa razão, não contribuem para a construção da autoridade — podendo inclusive prejudicá-la quando usados excessivamente.

Ter boas estratégias de links internos e externos

Todos os conteúdos do site devem ter links internos e externos que contribuam para a experiência de navegação do usuário. Eles devem ser usados para referenciar as fontes usadas na criação de um material, por exemplo, mas também para dinamizar a navegação do usuário.

Ambos os fatores melhoram a integração do usuário no site e, por essa razão, são critérios usados na avaliação da autoridade. Lembre-se: os links devem agregar valor e serem de fontes confiáveis — e fatores devem ser considerados na construção da estratégia.

Garantir a relevância do conteúdo

A cada atualização o Google se mostra mais empenhado em utilizar a relevância do conteúdo como um critério essencial para determinar o posicionamento nos mecanismos de busca.

Dessa forma, o objetivo da marca deve ser sempre o de criar conteúdos ricos, em formatos diversificados e que tenham informações realmente úteis aos usuários.

Autoridade de domínio: como otimizá-la?
A autoridade de um domínio é influenciada pela autoridade das páginas que o compõem, o que demonstra como essas métricas são interligadas. Pensando nisso, destacamos a seguir as principais estratégias que devem ser incorporadas para melhorar a DA.

Ter uma boa estratégia de link building

A principal delas é o link building, que consiste na estratégia pela qual o site buscará parceiros confiáveis e com autoridade para adquirir links. Essas referências nos sites podem ser alcançadas por meio da oferta de guest posts e materiais ricos.

O ideal é que o parceiro esteja comprometido com a mesma persona e tenha autoridade, demonstrando para os buscadores a relevância da rede construída em torno do site.

Produzir conteúdos ricos

O Google prioriza os sites que têm conteúdos de maior relevância e originalidade aos usuários, o que faz com que a riqueza deles seja outro fator importante, pois a ferramenta avalia aspectos como morfologia, semântica, e sintaxe.

A autoridade de domínio não depende apenas da produção atual de conteúdos, mas também do histórico, valorizando materiais mais antigos, o que justifica a importância de atualizar e enriquecer textos anteriores.

Como melhorar a autoridade do domínio do meu site – xvideos

Monitorar números de visitas e conversões

Quanto mais um site tem visitas e conversões, mais o Google entende que ele é relevante aos interesses dos usuários, fazendo com que essa prática melhore ainda mais a autoridade do site e mantenha uma base de acesso estável.

Assim, é importante desenvolver estratégias que promovam maior tráfego orgânico ao site, como publicações nas redes sociais, novos conteúdos periodicamente, ações diferenciadas, entre outras.

Verificar o funcionamento dos CTAs

A qualidade e quantidade dos links internos também influenciam na autoridade do site. Muitas vezes, estes são organizados em CTAs – chamada à ação. Quando um link deixa de funcionar e exibe uma página de erro (como a “error 404”), o domínio é punido por essa experiência ruim para o usuário.

Outro aspecto que deve ser considerado é tornar o domínio social friendly, ou seja, facilmente compartilhável pelas redes sociais — e essa estratégia também pode ser incorporada utilizando CTAs corretos.

Portanto, tanto a autoridade de domínio como a autoridade de página são métricas essenciais para o desempenho das estratégias digitais de uma marca. Para aprimorá-las é fundamental que haja um monitoramento constante desses fatores, avaliando o que pode ser otimizado no site.

Você considera que o site da sua empresa é uma referência para o público? Tem ideia do poder de influência dele no mercado em que o seu negócio atua? Pois saiba que uma das maneiras mais objetivas de saber isso é por meio da autoridade do domínio.

Neste post, você vai entender o que é essa métrica e por que ela é tão importante, além de ver os fatores que a compõem e as melhores práticas para otimizar a reputação do seu site. Confira!

O que é a autoridade do domínio?

A autoridade de domínio — ou domain authority (DA) — é uma métrica que a Moz estabeleceu como uma forma de prever o potencial de determinado domínio alcançar um bom ranqueamento no Google e em outros mecanismos de busca. Trata-se de uma pontuação que vai de 0 a 100 e que pode ser facilmente verificada com a ferramenta Link Explorer.

Ao comparar a DA do seu site com a dos seus concorrentes, é possível saber se você tem boas chances de conseguir uma posição mais alta que eles nos resultados das pesquisas ou não.

Quais fatores compõem essa métrica?

O cálculo do número da autoridade do domínio segue um algoritmo complexo, cujas especificações não são divulgadas. No entanto, há alguns fatores de influência que conhecemos, como:

Links que apontam para o site.

Se outros sites apontam para o seu, é um forte indício de que você tem conteúdos interessantes e com valor para os visitantes. Quanto mais links externos, também chamados inbound links, melhor será a sua autoridade de domínio, com a ressalva que veremos a seguir.

Qualidade dos links

Ter inbound links é ótimo, mas é fundamental que eles venham de sites com boa reputação. Se eles vierem de muitas páginas com conteúdo pobre ou que pratiquem web spam, seu DA certamente será prejudicado.

Reputação do site

Fazer links para muitas páginas que não têm relação com a sua área, repetir palavras-chave em excesso e publicar apenas conteúdos rasos são exemplos de um site com baixa reputação. Evite essas práticas para não ficar com uma autoridade de domínio baixa.

Quais são as melhores práticas para aumentar a autoridade do domínio?

Agora que você já sabe mais sobre a autoridade do domínio, vamos ver as práticas mais recomendadas para aumentá-la. Acompanhe!

Invista em marketing de conteúdo

Quanto mais uma marca produz materiais completos e informativos como parte de uma estratégia de marketing de conteúdo, maiores serão as chances de ela atrair a atenção de pessoas influentes na sua área de atuação — e, até mesmo, de grandes portais. Assim, você cria um ambiente favorável a conseguir links externos de qualidade e melhorar sua DA.

Dê atenção ao SEO

Lembre-se de que criar conteúdo de qualidade não basta — é preciso que as pessoas o encontrem. Por isso, dê atenção à otimização do seu site, em especial no que se refere ao SEO on-page, para criar condições ainda mais favoráveis de ter um bom lugar no ranking das pesquisas.

Clique no banner e aprenda na prática hacks para acelerar a indexação e melhorar o posicionamento dos seus conteúdos no Google!

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *