Como eliminar a congestão nasal rápido

Como eliminar a congestão nasal rápido

De acordo com a causa da congestão nasal, devemos começar a buscar a forma adequada para combatê-la e acabar por completo com o sintoma. Graças a uma técnica de acupressão, conseguiremos aliviar a congestão nasal rapidamente.

A congestão nasal é um problema de saúde que acontece quando as mucosas do nariz se inflamam, como resultado da presença de germes e alérgenos. Saiba como eliminar a congestão nasal rapidamente neste artigo.

É desencadeada por vários fatores e é tão incômoda que impede que muitas pessoas consigam conduzir suas atividades diárias normalmente.

Frequentemente, a congestão nasal é um sintoma que indica que estamos próximos a contrair uma gripe ou um resfriado, por exemplo. Também pode ocorrer por algum tipo de alergia, alterações climáticas, contaminação, entre outros.

Seja qual for a causa, a maioria de nós sente muito incômodo. Isso porque que ela impede que respiremos normalmente e, conforme sua natureza, pode desencadear fortes dores de cabeça.

maneiras de eliminar a congestão nasal de vez

 

Quais são as principais causas da secreção ou congestão nasal?

Como mencionamos anteriormente, a congestão nasal é um sintoma comum dos resfriados, gripes ou alergias. É importante ter em mente qual é sua causa para agir contra ela, encontrando, assim, o melhor remédio para combatê-la.

Resfriados: o resfriado é uma das principais causas da congestão nasal. Quando sofremos com ele, começamos a sentir irritações no nariz. Além disso, é comum espirrar em lapsos de 5 minutos.
Alergias: muitas pessoas têm diferentes tipos de alergias, que eventualmente causam congestão nasal. Há pessoas alérgicas ao giz, pólen, terra, pó, ao pelo dos animais de estimação, entre outros. Este tipo de congestão se produz porque os pulmões tratam de se fechar como um método de defesa frente a estes agentes que considera perigosos. Neste caso, também podemos ter em mente os espirros para saber se trata-se de uma alergia ou um mal-estar.
Alterações climáticas: devido a uma mudança brusca no clima, nossas defesas podem diminuir, bem como produzir algum tipo de alergia. Além disso, a congestão nasal pode aparecer imediatamente depois de uma corrente de ar.

Tendo em conta o tipo de causa da congestão nasal, devemos começar a buscar a forma adequada para combatê-la. Desse modo, devemos combater sua causa para acabar por completo com o sintoma.

Entretanto, como é muito difícil se desfazer completamente dela. Por isso, queremos compartilhar uma alternativa de como eliminar a congestão nasal rapidamente.

Depois de conhecer esta excelente alternativa para combater a congestão nasal, você não vai querer utilizar medicamentos para lidar com este problema.

Esta é uma solução fácil, saudável e certamente muito eficaz de como eliminar a congestão nasal de forma natural.

Como eliminar a congestão nasal rapidamente?

Ainda que pareça incrível o ato de poder curar a congestão nasal em somente um minuto, a verdade é que isso é possível graças a uma técnica de acupressão que a medicina tradicional chinesa compartilhou conosco.

Esta técnica simples é ideal para aliviar diferentes tipos de dores, pois tem a capacidade de destampar nossas fossas nasais.

A acupressão é uma técnica muito eficaz que consiste em fazer pressão em determinados pontos do corpo com a ponta dos dedos, de modo que se pressiona a área e, então, se solta. Ela deve ser realizada 3 vezes ao dia.

Ponto de pressão 1. Lóbulo da orelha: massagear suavemente 10 vezes
Ponto de pressão 2. Atrás do lóbulo da orelha, na parte inferior, justo embaixo da cartilagem: pressione e solte 10 vezes, sem fazer nenhum tipo de pressão diretamente sobre a cartilagem.
Ponto de pressão 3. Em cima do nariz, entre as sobrancelhas: faça uma leve pressão sobre esta área durante um minuto. Este ponto em especial é ideal para evitar que os seios nasais se sequem e se inflamem.
Ponto de pressão 4. Abaixo das bochechas, justo no ponto que se encontra diretamente abaixo da pupila dos olhos: esta área do rosto deve ser pressionada para cima e solta. Este ponto de pressão ajuda a liberar os seios nasais para combater a congestão;
Ponto de pressão 5. Parte inferior das fossas nasais: posicionando a ponta dos dedos na parte inferior das fossas nasais, empurre suavemente com um movimento de rotação e repita 10 vezes seguidas.

maneiras de eliminar a congestão nasal de vez

 

Principais causas da congestão nasal

Ao contrário do que se imagina, o acúmulo de muco não é o motivo mais comum da congestão. O sintoma é causado, principalmente, pela inflamação e inchaço dos tecidos internos do nariz, que estão normalmente associados a:

➠ resfriados;
➠ gripes;
➠ sinusites causadas por bactérias, vírus ou fungos;
➠ rinite alérgica;
➠ alergias em geral;
➠ mudanças climáticas bruscas.
Na maioria das vezes, é possível identificar facilmente a causa da congestão nasal. No caso de resfriados, por exemplo, a irritação no nariz vem acompanhada de espirros e mal estar. Já nas alergias, os sintomas aparecem imediatamente após a exposição ao agente alérgeno, seja ele pó, pelos de animais ou pólen.
Outra manifestação bastante comum da congestão nasal está relacionada a alterações bruscas no clima ou à presença de correntes de ar, fatores que afetam as defesas do organismo.
O primeiro passo para se prevenir ou combater os efeitos da congestão nasal, portanto, é conhecer a causa e identificar o gatilho. Assim, é possível evitar o problema ou investir em maneiras de eliminar o incômodo rapidamente.

Sinais de alerta

Em boa parte dos casos, a congestão nasal se trata apenas de um incômodo passageiro, mas existem alguns sinais de alerta que merecem atenção médica. Quando não tratada ou acompanhada de outros sintomas, a congestão pode evoluir para um problema mais grave.
É necessário procurar um profissional de saúde se:

os sintomas de congestão nasal duram mais de 10 dias;
houver febre alta;
a congestão vier acompanhada de catarro verde ou dor no rosto;
houver presença de sangue nas secreções do nariz.
Quando se tratar de uma criança — principalmente bebês com menos de 2 meses de idade — que apresenta dificuldade na respiração ou roncos, o pediatra deve ser consultado para avaliação dos sintomas e indicação do tratamento correto.

6 métodos para eliminar a congestão nasal

O uso de medicamentos ou tratamentos específicos para combater e eliminar o desconforto causado pela congestão nasal deve ser indicado por um médico, após exame clínico dos sintomas.
Porém, existem algumas formas simples de diminuir a intensidade do incômodo a curto prazo. Conheça agora algumas delas:

1. Lave o nariz com solução fisiológica

As vias respiratórias também sofrem com um ambiente seco. Por isso, hidratá-las pode ajudar a fluidificar as secreções e deixá-las mais diluídas, facilitando a respiração.
Você pode usar soro fisiológico comprado na farmácia ou uma solução com 235 ml de água morna e meia colher de chá de sal. Coloque a solução em uma seringa e borrife 2 vezes em cada uma das narinas.

2. Use umidificadores e inaladores

Para eliminar aquela sensação de ar seco do ambiente, invista em umidificadores de ar. Eles ajudam a regular a umidade e trazem um alívio para quem sofre com o nariz congestionado.
O inalador também é um poderoso aliado de quem tem dificuldades para respirar por conta de frequentes congestões.
Basta colocar soro fisiológico no aparelho e direcionar o tubo para a região do nariz e da boca. Ligue o aparelho e respire até o líquido acabar.

maneiras de eliminar a congestão nasal de vez

 

3. Faça compressas quentes

As compressas quentes funcionam da mesma maneira que o vapor para o nariz congestionado — apenas o método é diferente.
Coloque um pano quente (cuidado para não se queimar) sobre os olhos e o nariz e fique deitado enquanto respira normalmente. Permaneça nessa posição até que o pano esfrie.

4. Experimente a técnica da acupressão

A medicina chinesa oferece métodos simples e eficientes para aliviar dores e incômodos — e pode ser uma grande aliada do combate aos sintomas que acompanham a congestão nasal.
A técnica da acupressão consiste em pressionar e massagear, com a ponta dos dedos, regiões específicas do corpo. Para aliviar a congestão nasal, siga as etapas abaixo:

massageie suavemente os lóbulos da orelha usando o polegar e o indicador por cerca de 20 segundos;
pressione por 1 a 2 segundos a parte inferior do lóbulo da orelha (logo abaixo da cartilagem) soltando em seguida e repetindo 10 vezes;
pressione levemente a área entre as sobrancelhas, acima do nariz, por cerca de 1 minuto;
encoste os dedos fazendo uma leve pressão para cima no ponto abaixo das bochechas, no meio do rosto, e solte em seguida;
faça um movimento de rotação com os dedos posicionados na parte inferior das fossas nasais, repetindo por no mínimo 10 vezes.
Essa sequência de movimentos evita inflamações dos seios nasais e diminui naturalmente a congestão, podendo ser realizada até 3 vezes por dia;

5. Beba bastante água

A hidratação é essencial para o corpo humano todos os dias, mas para quem sofre com congestão nasal, beber água é ainda mais importante. Tente consumir mais ou menos 2 litros de água por dia para ajudar a diluir a viscosidade do muco e desobstruir as vias respiratórias.

6. Evite o ar-condicionado

O ar-condicionado retira a umidade do ar, o que pode piorar ainda mais na época do ano em que temos o clima mais seco.
Além disso, é importante ter atenção ao filtro. É bom lembrar que o filtro deve ser trocado com regularidade, o que pode mudar conforme o aparelho e as condições do ambiente. Devemos, sempre que possível, manter o ambiente ventilado e dar preferência à ventilação natural.
A congestão nasal, apesar de desconfortável, é fácil de ser tratada. Porém, é importante lembrar que ela pode ser sintoma de alguma doença respiratória. Por isso, é essencial procurar um médico — para que o problema seja tratado e você possa viver sem desconfortos.

 

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *