Câncer de Ovário: Quais os principais sintomas?? cura e tratamento

Câncer de Ovário: Quais os principais sintomas?? cura e tratamento

Visto que um diagnóstico precoce é fundamental nestes casos, devemos prestar atenção aos possíveis sintomas e consultar um especialista o mais cedo possível se tivermos alguma dúvida.

O câncer de ovário é um dos tipos desta terrível doença que também é conhecido como “assassino silencioso” pela maneira como vai se desenvolvendo no organismo.

Trata-se do segundo câncer ginecológico mais diagnosticado no mundo, sendo bastante perigoso devido à dificuldade que existe para detectá-lo.

É na Europa que está o índice mais alto de mulheres com esta condição, principalmente nas regiões do leste e do norte. No ano de 2012, chegou-se a um registro de 65 mil mulheres com este câncer, tornando-se o sexto mais comum em todo o continente.

Estima-se que, no mundo todo, mais de 250 mil mulheres morrem todos os anos após serem vencidas por alguma das variedades do câncer de ovário.

Câncer de Ovário Quais os principais sintomas cura e tratamento

 

Considerações sobre o câncer de ovário

Devido à grande dificuldade que existe para detectá-lo, somente 50% das mulheres com o câncer de ovário conseguem sobreviver cinco anos depois de receber o diagnóstico.

Isso ocorre porque ele costuma ser detectado em uma etapa mais avançada, o que dificulta o seu tratamento. No entanto, se conseguirmos detectá-lo a tempo, este percentual pode alcançar até 95%.

A idade não é considerada um fator de risco para esta doença, já que foi demonstrado que ela pode se desenvolver em qualquer etapa da vida.

Apesar disso, as mulheres com 50 anos ou mais devem prestar uma atenção especial, já que existe uma maior incidência após a menopausa.

Esta doença representa 4% de todos os cânceres que podem afetar as mulheres, mas a sua taxa de mortalidade é maior do que os outros devido à sua detecção tardia

Sabendo que o seu diagnóstico precoce é determinante para conseguir sucesso no tratamento, é muito importante que as mulheres se informem e conheçam os possíveis sinais que podem nos alertar a respeito desta doença a tempo.

Hoje, iremos compartilhar 7 sinais que não devem, sob nenhuma hipótese, ser ignorados.

1. Dor pélvica

A dor na região pélvica ou abdominal é muito diferente daquelas que sentimos quando temos condições digestivas.

Esta dor é mais parecida com a que experimentamos quando temos cólicas menstruais, e costuma ser bastante recorrente.

Se persistir durante mais de duas semanas e parecer não ter nenhuma origem específica, o melhor a fazer é consultar um especialista imediatamente.

Câncer de Ovário Quais os principais sintomas cura e tratamento

 

2. Indigestão

Os problemas de indigestão são bastante comuns quando não mantemos uma boa alimentação e sobrecarregamos o organismo com comidas pesadas e difíceis de digerir.

É difícil pensar que este transtorno seja um alerta de câncer de ovário, mas não se deve descartar a possibilidade.

Muitas pacientes diagnosticadas com câncer de ovário afirmaram sentir com mais frequência gases, náuseas e outros problemas gastrointestinais.

3. Perda de apetite

Perder o apetite em determinados momentos da vida é algo normal. Entretanto, quando isso se transforma em um costume até chegar ao ponto no qual não queremos comer durante dias, trata-se de algo que pode nos alertar da existência de um problema.

O câncer de ovário suprime o apetite e, com isso, gera mudanças perigosas no metabolismo celular e lipídico.

4. Distensão abdominal

Um abdômen inflamado pode ser resultado de uma má digestão, uma intolerância alimentar ou algum problema digestivo.

No entanto, se nenhum destes sintomas parece ser o responsável e se a distensão ocorrer de forma regular, então é melhor acender a luz vermelha e ficar de olho.

5. Micção frequente

Muitos dos problemas urinários são causados por vírus e bactérias que geram infecções no sistema.

No entanto, o desejo frequente de urinar e a urgência incômoda de ter que fazê-lo imediatamente podem ser indícios da presença de células malignas.

Este sintoma pode incluir episódios de incontinência ou dor ou ardor ao urinar.

Câncer de Ovário Quais os principais sintomas cura e tratamento

 

6. Sentir-se “cheia”

Sentir satisfação ao comer pouco é muito bom para manter o peso controlado e evitar os excessos. Entretanto, quando o corpo não está acostumado, é muito difícil sentir esta saciedade.

Uma pessoa que come bem, mas de repente começa a se sentir satisfeita desde as primeiras garfadas, deve se alertar a respeito deste tipo de câncer.

Ainda que não seja tão comum durante as primeiras etapas da doença, a “saciedade precoce” aparece inevitavelmente quando o tumor se localiza na superfície do estômago.

7. Dor lombar

Sentir uma dor aguda e persistente na região lombar poderia ser um indício de câncer de ovário. Esta condição pode ter muitas origens, razão pela qual é fundamental contar com uma avaliação médica.

 

O que é Câncer de ovário?

O câncer de ovário é que se caracteriza pelo desenvolvimento de um tecido doente nos ovários. As mulheres têm dois ovários, um de cada lado do útero, sendo suas funções a produção de óvulos e dos hormônios sexuais femininos estrógeno e progesterona. Este tipo de câncer pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas acomete principalmente mulheres acima de 50 anos.

O câncer de ovário tem um diagnóstico precoce dificultado devido ao fato de que as suas manifestações clínicas tornam-se aparentes nos estágios mais avançados da doença, quando já ocorreu disseminação da doença pela pelve ou abdômen superior ou mesmo para outros órgãos.

É um câncer pouco frequente, porem com alta letalidade. A maioria dos casos não é hereditária. De acordo com o INCA, são registrados no Brasil aproximadamente 5 mil casos novos por ano, sendo que 3/4 dos mesmos apresentam-se em estágios já avançados no momento do diagnóstico.

Tipos

Tumores epiteliais, que começam na fina camada de tecido que cobre o lado de fora dos ovários. Cerca de 90% dos casos são tumores epiteliais
Tumores do estroma, que começam no tecido ovariano que contém células produtoras de hormônios. Estes tumores são geralmente diagnosticados em um estágio mais inicial do que outros tumores ovarianos. Cerca de 7% dos tumores ovarianos são do tipo estromal
Tumores de células germinativas, que começam nas células produtoras de óvulos. Esse tipo é raro, e tende a ocorrer em mulheres mais jovens.

Causas

O câncer de ovário não tem causa completamente esclarecida. Sabe-se que se inicia a partir de mutações genéticas que alteram as características das células, tornando-as alteradas em sua capacidade de multiplicarem-se rapidamente, invadirem os tecidos vizinhos, obterem irrigação dos vasos sanguíneos vizinhos e de disseminar-se formando aglomerados celulares denominados tumores no local onde se iniciou ou formando tumores distantes do inicial chamados de metástases.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco para o câncer de ovário incluem:

➠ Histórico familiar da doença: Ter uma mãe, irmã ou filha que teve câncer de ovário aumentará o risco. E se dois parentes próximos com câncer, o risco será mais elevado.
➠ Herança genética: o câncer pode ser causado por uma alteração genética que é passada de mãe para filha. Essas alterações ocorrem principalmente no genes BRCA 1 e BRCA 2
Ausência de histórico de gravidez
➠ Início dos ciclos menstruais antes dos 12 anos
➠ Menopausa após os 50 anos
➠ Uso de terapia hormonal para tratar os sintomas da menopausa
➠ Tratamentos para fertilidade
➠Tabagismo
➠ Uso de dispositivo intrauterino (DIU)
➠ Síndrome dos ovários policísticos.
Alguns fatores parecem estar associados à redução de riscos:

➠ Uso de pílula anticoncepcional. Lembramos, contudo que este fator pode estar associado a um aumento ligeiro do risco de câncer de mama e outros problemas de saúde
➠Amamentação
➠ Laqueadura ou histerectomia.

Buscando ajuda médica

O médico deverá ser consultado em caso de existir quaisquer sinais ou sintomas que estejam causando preocupação. Se houver histórico familiar de câncer de ovário ou de mama, estas informações devem ser passadas ao especialista. Também é importante fazer os exames ginecológicos todos os anos, a fim de rastrear qualquer problema precocemente.

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar câncer de ovário são:

Oncologista
Ginecologista.

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *