blogger – Como iniciar um blog e ganhar dinheiro

blogger – Como iniciar um blog e ganhar dinheiro

Ter um blog ainda é a forma mais simples e prática de compartilhar seu conhecimento com outras pessoas.

A prova disso é que existem blogs sobre todo e qualquer tipo de assunto, desde notícias sobre celebridades até engenharia avançada.

A boa notícia é que qualquer um pode ter seu próprio blog, mesmo sem entender de programação ou design.

Na verdade, se você seguir o passo a passo que preparamos, conseguirá construir seu blog do zero, mais rápido do que imagina.          blogger – Como iniciar um blog e ganhar dinheiro

A ideia é que façamos o blog juntos, enquanto você lê este post. Quando terminarmos, você terá uma página pronta e estará preparado para ser um blogueiro profissional!

1- Escolha o assunto

Se você já escolheu o assunto sobre o qual falará, sinta-se à vontade para pular esta etapa. Caso ainda esteja em dúvida, temos algumas dicas que podem ajudar.

Fale sobre assuntos que você gosta

Para ser um blogueiro, você não precisa ter um curso superior sobre o assunto, basta que tenha alguma experiência na área.

Um site sobre culinária não precisa ser feito por um chef, por exemplo.Qualquer pessoa que tenha habilidades na cozinha pode postar suas receitas.

Fale sobre assuntos relacionados a seu produto

Se você vende algum produto e seu objetivo é gerar renda a partir do blog, é interessante que seus posts sejam usados para educar sua audiência sobre o produto que você vende.

Não use o blog para vender o produto diretamente, as pessoas não gostam dessa abordagem, é mais provável que isso as afaste!

Por isso, use seu blog para ensinar coisas interessantes que vão realmente atrair a atenção de seus leitores, ou seja, assuntos relevantes e valiosos que tenham relação com o que você vende.

Fale sobre assuntos pelos quais as pessoas têm interesse

Antes de começar um blog, é importante saber se as pessoas têm interesse pelo assunto sobre o qual você escreverá.

Faça uma pesquisa nas redes sociais, veja comentários em outros blogs e use ferramentas como o Google Trends para descobrir o que os usuários estão buscando no momento.

2- Escolha o nome

Um bom nome é aquele que as pessoas batem o olho e conseguem fazer uma associação imediata com o assunto sobre o qual você está falando.

Ele também deve ser simples e fácil de escrever, para que os usuários tenham facilidade tanto para encontrar seu blog, como para indicá-lo para os amigos.        blogger – Como iniciar um blog e ganhar dinheiro

Outra dica que ajuda muito é evitar nomes genéricos, Além da alta concorrência por esse termo, ele não diz muito sobre o que você aborda no blog (consertos de carros, marcas, esportes com carros?).

O ideal é encontrar o equilíbrio entre um nome simples e que, ao mesmo tempo, deixe claro sobre o que é o seu conteúdo.

Depois de escolher o nome, caso você queira ter seu próprio domínio, pesquise no site Registro.br para saber se esse domínio já está sendo utilizado. A consulta é gratuita e não leva mais do que alguns segundos.

Vale lembrar que essa ferramenta só serve para domínios .com.br. Caso você tenha interesse em um domínio com final .com ou .net, existem outras opções de consulta que podem ser utilizadas.

Se já existir algum domínio registrado com o nome que você deseja, há algumas alterações que você pode fazer para manter sua ideia original, como inserir um artigo antes do nome, ou usar traços para separar as palavras.

3- Compre o domínio

Para quem quer ter um blog profissional, é essencial ter seu próprio domínio, mas se esse não for seu foco, pode utilizar os sites que mostraremos abaixo para criar um blog sem domínio próprio.

Por outro lado, se você já possui um domínio próprio, basta acrescentar a página do blog.

Se esse não é seu caso e você quer ter um blog profissional, precisará registrar seu domínio para garantir que outras pessoas não possam utilizá-lo.          blogger – Como iniciar um blog e ganhar dinheiro

A nossa sugestão é privilegiar domínios com final .com.br, já que este formato é mais intuitivo para usuários brasileiros, mas você também pode optar pelo .com, caso tenha planos de expandir seu blog a nível global. Outras opções são domínios com final .net, .org e .art.

Usuários que criarem blogs a partir de agora, também poderão acrescentar a seu domínio o prefixo da cidade de origem, como bhz, que é a abreviação de Belo Horizonte.

Essa nova funcionalidade só faz sentido se seu blog for muito específico, como um guia de restaurantes para pessoas que moram em Belo Horizonte, por exemplo.

Procedimento de registro com final .br

1º Acesse o site: registro.br

2º Na página principal, selecione a opção Registrar

3º Pesquise pelo nome do domínio desejado para verificar a disponibilidade dele

4º Preencha seu CPF ou CNPJ

5º Em seguida, preencha os dados do administrador do domínio. Muita atenção nessa etapa, pois os dados fornecidos serão solicitados para recuperação de conta.

6º Concorde com os termos de uso

7º Você receberá um e-mail para confirmar e prosseguir com seu cadastro

8º Escolha seu plano e insira os dados de pagamento.

4. Escolha entre serviço gratuito ou servidor de hospedagem

 

blogger - Como iniciar um blog e ganhar dinheiro
blogger – Como iniciar um blog e ganhar dinheiro

O servidor de hospedagem é, basicamente, a empresa que colocará seu blog no ar, com todas as páginas e funcionalidades que ele precisa.

Para essa finalidade, indicamos o HostGator ou o King Host, mas fique à vontade para escolher qualquer serviço compatível com o WordPress, que seja seguro e fácil de gerenciar.

Vale ressaltar que servidores brasileiros representam um investimento maior, mas em compensação, são mais velozes, já que a conexão entre o usuário e o site sofre menos interferências do que sites hospedados em servidores estrangeiros (seu usuário agradece!).

Eu não tenho dinheiro para investir, e agora?

Também é possível criar um blog sem contratar um servidor, usando as funcionalidades gratuitas de plataformas como o WordPress, blogger ou tumblr, mas é importante saber que essa escolha pode trazer algumas desvantagens, como:

1) Você não poderá escolher o nome de seu domínio

Em um blog gratuito, sua URL contém, obrigatoriamente, o nome da plataforma na qual ele está hospedado.

2) Você não pode se cadastrar no Google Adsense

Essa opção não permite veicular anúncios do Google Adwords, que é uma das principais formas de gerar receita como blogueiro.

3) Você não é dono de seu blog

É isso mesmo que você leu! Como seu blog está hospedado no servidor de alguém, é possível que você acorde um dia e sua página tenha sido deletada sem aviso prévio.

4) Você passa uma imagem pouco profissional

Ter um blog gratuito dá a impressão de que você não valoriza o conteúdo que está postado ali. E se você não valoriza, por que outras pessoas o fariam?      blogger – Como iniciar um blog e ganhar dinheiro

5. Entenda porque criar um blog no WordPress é a melhor opção

Se você entendeu que a melhor opção para seu blog é o servidor de hospedagem, chegou a hora de escolher o software que o fará funcionar, também conhecido como CMS (Content System Management ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

É esse programa que permitirá modificar a aparência de seu blog, criar páginas, links e inserir imagens, para tornar aquele conteúdo mais atrativo e amigável para seus leitores.

A maioria dos tutoriais online indica o WordPress para CMS e, em nosso caso, não será diferente, afinal, 28% de todos os sites da internet utilizam esse serviço. Inclusive este aqui!

Além de ser simples e fácil de navegar, o WordPress oferece incontáveis opções de temas e plugins, que fazem dele a melhor opção para qualquer tipo de blog.        blogger – Como iniciar um blog e ganhar dinheiro

6. Instale o WordPress

A instalação do WordPress é bem simples, você precisa apenas de um servidor web com suporte à linguagem PHP e um banco de dados MySQL.

“Mas eu não faço a menor ideia do que seja isso! E agora?”

Não se preocupe, pois a gente explica!

Em termos simples, o servidor nada mais é do que um “super computador” que fará todo seu blog funcionar.

Além disso, nele também estarão salvas todas as imagens que você utilizará nos posts, em uma pasta bem parecida com aquelas que você tem em seu computador.

Como iniciar um blog – o guia definitivo

Programa de computador – Guia básico de programas

como obter tráfego para seu Blog – guia completo

dinheiro : a verdade sobre ganhar dinheiro na internet

blogger – como criar um blog!! Guia gratuito fácil para criar

 

E o banco de dados?

Imagine que o banco de dados é uma caixa. Dentro dessa caixa, você colocará todas as informações e configurações de seu blog. Todos os posts também estarão dentro dela.

Tudo tranquilo até aqui?

E, por último, como eu instalo o WordPress no servidor?

A maioria dos servidores já possuem a opção de “one click install” do WordPress, mas se o procedimento não der certo, você também pode instalar o CMS manualmente.

Como sugerimos duas opções de hospedagem, anteriormente, separamos o tutorial de instalação do WordPress tanto no HostGator como no KingHost.

Se você optou por outro serviço de hospedagem, não tem problema! Basta baixar os arquivos do WordPress neste link.

Tudo o que você precisará fazer é colocar esses arquivos em seu servidor usando um cliente FTP (você pode utilizar o FileZilla) e depois configurar o banco de dados com o phpMyAdmin (consulte seu provedor de hospedagem caso não saiba como acessar este recurso).

Plugins que podem ser úteis para você no início

Com a ajuda de plugins (funcionalidades que você instala na ferramenta), você pode fazer seu blog ficar mais amigável, rápido e seguro para o usuário.

A melhor parte é que a maioria deles são gratuitos e simples de instalar!

A seguir, indicamos algumas opções de plugins para quem está começando a blogar agora!

Monster Insights

Esse plugin permite conectar seu blog com o Google Analytics e extrair dados como:

1- quantidade de visitantes por mês;
2- posts mais visitados;
3- tempo de permanência dos leitores em cada post;
4- entre outras informações.
Esses dados servirão para otimizar seu conteúdo e continuar atraindo mais visitantes todos os meses.

Yoast SEO

 

blogger - Como iniciar um blog e ganhar dinheiro
blogger – Como iniciar um blog e ganhar dinheiro

Como o próprio nome já diz, o Yoast SEO é focado na otimização de seu conteúdo para que ele obtenha rankings melhores.

O plugin sugere que você escolha uma palavra-chave para o seu conteúdo, faça uma breve descrição, além de te mostrar uma prévia de como o post aparecerá nas ferramentas de busca.

Ele também faz uma análise de seu post para encontrar oportunidades de melhoria.

Autoptmize

O Autoptimize vai eliminar do código deo seu site, tudo o que não é necessário para o seu funcionamento.

Em resumo, seu blog rodará mais rápido, sem que você precise da ajuda de um desenvolvedor.

Floating Social Bar

Quanto mais pessoas compartilharem seus textos, maior será o tráfego do blog, sua exposição e, consequentemente, seu lucro.

Para te ajudar a potencializar esse número, existe o plugin Floating Social Bar, que permite o compartilhamento de seus posts nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Linkedin e Google +.

Ewww Image Optimizer

Esse plugin vai compactar as imagens de seu blog, tornado-as mais leves.

Isso fará com que seu blog seja mais rápido, o que, por sua vez, favorece o seu posicionamento nos rankings de busca.

Quanto custa para manter um blog?

Muitas pessoas acabam desistindo de montar um blog profissional por causa do investimento.

Porém, os únicos gastos que você precisará fazer são com a compra de domínio e serviço de hospedagem. Ambos possuem opções de planos para todos os bolsos: mensal, trimestral, anual, etc.

Nossa sugestão é trabalhar com o plano anual, pois o investimento é menor, proporcionalmente, e você consegue obter um bom custo benefício, já que terá o serviço por mais tempo.

Além do preço, é importante considerar o tempo de duração do contrato. Um mês é muito pouco, enquanto um ano é um período suficiente para saber se seu blog têm potencial ou não para se tornar uma fonte de renda.

7. Customize o blog

A partir do momento que você acessa a área de administrador de seu blog, é possível fazer qualquer mudança para deixá-lo com sua cara.

O WordPress tem um repositório de temas gratuitos, e qualquer um deles pode ser instalado com apenas alguns cliques.

O tema compreende tudo que diz respeito à aparência de sua página, incluindo as cores, a disposição do menu, a fonte utilizada nos títulos, etc.

Para mudar o tema do blog, basta clicar no botão “aparência”, no menu à esquerda de sua página.

A menos que você tenha um design muito específico em mente, qualquer uma das opções oferecidas gratuitamente te atenderá muito bem.

Só fique atento para escolher um tema alinhado com sua marca ou com o assunto que você pretende abordar.

Um blog sobre minimalismo, por exemplo, pede um layout mais sóbrio, com cores como preto e branco, e menu mais simples.

Se você não gostar de nenhuma das opções oferecidas pelo WordPress, pode instalar seu próprio tema.

Se seu blog for muito confuso, você terá mais dificuldades de atrair leitores e retê-los, o que impactará nas suas taxas de conversão.

Responsivo

A maioria dos brasileiros já acessa a internet pelo celular.

Por isso, o tema escolhido para seu blog deve se ajustar com facilidade aos diferentes tamanhos de tela e dispositivos móveis.

Rápido

Embora a maioria dos temas não diminua a velocidade de seu blog, ainda é bom fazer alguns testes. Afinal de contas, ninguém gosta de sites que demoram carregar, certo?

Insira a URL de seu blog em ferramentas como o Page Speed do Google ou o Gtmetrix, para descobrir o tempo de carregamento de sua página. O ideal é que esse tempo não ultrapasse três segundos.

8. Conheça os itens principais do menu do WordPress

Depois que você criou o blog, está na hora de conhecer cada uma das opções disponíveis no menu.

Dashboard

Essa é a página que você acessa após fazer o login no administrador.

Lá estão listados os posts mais recentes do blog, entre outras informações. Ele tem a seguinte aparência:

Tráfego orgânico

O termo “tráfego orgânico” é usado para se referir aos visitantes que acessam seu site como resultado de resultados de pesquisa não pagos (“orgânicos”). Tráfego orgânico é o oposto de tráfego pago, que define as visitas geradas por anúncios pagos. Os visitantes considerados orgânicos encontram seu site depois de usar um mecanismo de pesquisa como Google ou Bing, para que não sejam “referidos” por nenhum outro site.

A maneira mais fácil de aumentar o tráfego orgânico do seu site é publicar regularmente conteúdo de qualidade e relevante no seu blog. Essa é, no entanto, apenas uma das estratégias utilizadas para a aquisição de novos visitantes. O ramo do marketing on-line que se concentra diretamente na melhoria do tráfego orgânico é chamado SEO – otimização de mecanismos de busca.

O desafio para qualquer empresa é garantir que, quando as pessoas procurem um produto ou serviço como o seu, elas encontrem você e não um concorrente.

Mas não se trata de otimização irracional de mecanismos de pesquisa (SEO) e publicidade cara de pagamento por clique . Você pode aumentar o tráfego orgânico sem nenhum custo, exceto seu tempo.

 

1. Otimize para seus leitores, não para os mecanismos de pesquisa

Antes de mais, escreva as suas personas de comprador para saber a quem está dirigindo o seu conteúdo. Ao criar conteúdo educacional de qualidade que ressoe com seus compradores ideais, você naturalmente melhorará seu SEO .

Isso significa explorar os principais problemas de suas personas e as palavras-chave que elas usam nas consultas de pesquisa. A otimização apenas para os mecanismos de pesquisa é inútil; tudo o que você terá é um absurdo repleto de palavras-chave.

Por favor, persona comprador, e você automaticamente agradará os motores de busca.

2. Blog regularmente

Blogar é talvez a maneira mais eficaz de aumentar o tráfego do site orgânico. Permite aprofundar mais do que o seu site permite e cria um grande catálogo de conteúdo útil e otimizado para a persona, centrado no seu nicho de mercado. No entanto, conteúdo mal escrito, com spam ou barato pode fazer mais mal do que bem. Evite isso .

3. Conecte-se à blogosfera

A blogosfera é um tipo de lugar recíproco. Leia, comente e vincule a sites e blogs de outras pessoas, especialmente aqueles que operam no seu mercado, e esperamos que eles leiam, comente e vincule ao seu, atraindo mais clientes em potencial.

Um bom lugar para começar é o Quora . Uma boa tática para divulgar sua voz é gastar algum tempo respondendo às perguntas das pessoas sobre o Quora e fornecendo informações reais, valiosas e tangíveis para a área específica em que você é especialista.

4. Use palavras-chave de cauda longa

Não basta ir com as palavras-chave mais populares do seu mercado. Use palavras-chave mais específicas para seu produto ou serviço. Com o tempo, o Google e outros mecanismos de pesquisa identificarão seu site ou blog como um destino para esse assunto em particular, o que por sua vez aumentará seu conteúdo nos rankings de pesquisa e ajudará seus clientes ideais a encontrá-lo.

Lembre-se: a classificação no Google é sobre possuir uma esfera de influência para um tópico de nicho específico. Esta postagem no blog, por exemplo, é direcionada para aqueles que desejam aprendizados específicos sobre o aumento do tráfego orgânico. Não estamos segmentando todas as palavras-chave relacionadas ao SEO.

5. Baixe sua meta

O meta título, URL e descrição são os três principais ingredientes para uma página da web ou postagem no blog otimizada. É simples, mas eficaz. De fato, todos os fatores de SEO na página são importantes para acertar, mas as meta descrições e metadados significam que você pode dizer ao Google exatamente do que está falando.

Usamos uma infinidade de ferramentas, incluindo o plugin Yoast SEO para WordPress, as ferramentas de SEO da HubSpot e o Ahrefs para nos ajudar a otimizar nossas páginas. Mas não basta apenas ‘instalar um plugin’, você precisa trabalhar em cada página.

6. Crie conteúdo de qualidade de forma consistente

Tente escrever e publicar o mais rápido possível, mas não à custa da qualidade! Quanto mais conteúdo de qualidade – incluindo artigos sobre liderança de pensamento e postagens em blog – você tiver em seu site ou blog, mais oportunidades você criará para o tráfego orgânico.

7. Use links internos

Depois de criar um catálogo antigo decente de conteúdo, você pode criar um link para ele em blogs e em seu site, orientando os visitantes para conteúdos mais relevantes. Isso pode manter os visitantes em seu site por mais tempo, o que ajuda a aumentar seus rankings de pesquisa.

8. Incentive os links recebidos

O Google prioriza sites com muitos links recebidos, especialmente de outros sites confiáveis. Incentive clientes, amigos, familiares, parceiros, fornecedores, especialistas do setor e colegas blogueiros amigáveis ??a criar um link para o seu site.

Quanto mais links você tiver, maior será a classificação do seu site, porque, simplesmente, mais autoritário ele se tornará aos olhos dos mecanismos de pesquisa.

Mas cuidado: os vendedores de óleo de cobra de SEO tentam enganar o Google com links de spam de sites de baixa reputação. Alguns links podem realmente danificar seu SEO .

9. Toque sua própria trombeta

Você também pode criar um link para seu conteúdo, em seu próprio blog pessoal, Facebook, Twitter, LinkedIn, StumbleUpon etc. – sem spam, lembre-se. Se as pessoas vêm das mídias sociais e passam tempo com seu conteúdo, é um forte sinal para o Google que o conteúdo é relevante, útil e interessante.

10. Use mídias sociais

Crie presença nas redes de mídia social como LinkedIn, Twitter, Instagram e Facebook etc. Todas essas atividades ajudam a divulgar seu nome e endereço de site na Internet.

Leia sobre como dobramos nosso público de mídia social em uma semana. Adicione botões de compartilhamento ao seu site para facilitar o compartilhamento do conteúdo pelas pessoas. E escreva conteúdo digno de compartilhamento .

11. Use dados e métricas para otimizar resultados

Use algo como o Google Analytics para rastrear os visitantes do seu site e blog. Ser capaz de ver de onde eles vêm e quais palavras-chave eles pesquisaram permitem que você ajuste seu conteúdo.

Por fim, para aumentar o tráfego orgânico do site, você precisa dar a seus clientes o que eles desejam – conselhos, informações e insights de qualidade.

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *