7 Propriedades medicinais da casca da laranja

Para obter o máximo de benefícios da casca da laranja devemos garantir que sua origem seja orgânica, e que não tenha sido tratada com pesticidas

A laranja é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo e, embora alguns não saibam, sua casca é fonte de uma grande variedade de nutrientes que beneficiam a saúde.

Para muitos, é quase instintivo jogá-la no lixo. No entanto, é comprovado que possui muitas propriedades, cujos efeitos sobre o corpo previnem o desenvolvimento de várias doenças.

Ainda que o sabor não seja tão agradável como a polpa e o suco, seus compostos ativos são razões suficientes para considerar sua inclusão na dieta.

Além disso, embora seja ligeiramente amarga, existem muitas receitas que podem agregá-las para desfrutar de um toque requintado cítrico.

Devido a isso, a seguir destacamos oito propriedades medicinais interessantes que certamente você vai gostar de conhecer.

Propriedades da casca de laranja.

1. Previne o colesterol alto

Os fitoquímicos e os flavonoides contidos na casca de laranja a tornam um remédio natural contra os descontroles do colesterol.

Estes antioxidantes limpam as artérias e previnem a formação da placa de lipídios que provoca o entupimento e a formação de coágulos.

Por outro lado, isso proporciona benefícios para a saúde cardiovascular, pois reduz o risco de hipertensão, ataques cardíacos e derrames.

2. Combate a acidez.

Os compostos ativos contidos nesse ingrediente exercem um efeito alcalino que ajuda a reduzir a acidez estomacal.

Consumidas em batidos ou na forma de chá, equilibram o pH digestivo e reduzem a formação do excesso de ácido antes as dificuldades digestivas.

Em casos de azia grave e repetitiva, recomenda-se consumi-la diariamente por um período de 20 dias.

7 Propriedades medicinais da casca da laranja

3. Alivia problemas digestivos.

Estima-se que cada 100 gramas de casca de laranja contenha um aporte 10,6 gramas de fibra alimentar; nutriente essencial que melhora a saúde digestiva.

Sua ingestão regular pode reduzir o trânsito intestinal lento e, como também promover a eliminação dos resíduos retidos no cólon.

É um dos melhores remédios caseiros para evitar a síndrome do intestino irritável, diarreia, e doenças inflamatórias. E ainda é calmante e tem efeitos positivos na flora microbiana que protege o intestino.

4. É antibacteriana.

Os extratos naturais deste ingrediente têm uma elevada concentração de fenóis e de antioxidantes que, por outro lado, lhe conferem qualidades antimicrobianas e bactericidas.

5. Previne e trata doenças respiratórias.

A casca da laranja contém até 10 vezes mais vitamina C do que o suco e, portanto, é um dos melhores aliados para fortalecer o sistema imunológico.

Este nutriente antioxidante previne a proliferação de vírus e bactérias, e reforça os mecanismos de defesa para prevenir doenças respiratórias como, por exemplo:

Bronquite
Resfriado
Gripe
Alergias
Asma
Câncer de pulmão

6. Melhora a saúde dental.

Mastigar um pouco de casca de laranja é um hábito que permite:

Refrescar o hálito.
Controlar as bactérias.
Evitar as antiestéticas manchas amarelas.
Ademais, contém extratos e óleos essenciais que proporcionam uma barreira protetora contra os efeitos nocivos da placa e infecções associadas a isso.

Também é recomendada para pacientes com sensibilidade dentária, e sua aplicação diária diminui os sintomas.

Além de tudo isso, pode ser aplicada ralada como uma pasta ou esfregando o seu lado interior nos dentes.

7. Ajuda a perder peso.

Este ingrediente contém baixa caloria, fibras, e propriedades desintoxicantes que ajudam a perder peso.

Além disso, consumido na forma de chá ou adicionado a outras receitas, favorece os processos de limpeza do corpo. Assim como prolonga a sensação de saciedade para controlar a ingestão excessiva de calorias.

benefícios da berinjela para a saúde

A berinjela tem diversas propriedades que beneficiam nossa saúde. É pobre em calorias, sendo ideal para a perda de peso. Também melhora a circulação e é um excelente antioxidante.

É pobre em calorias graças ao seu alto teor de água, o que a torna o vegetal ideal para incluir uma dieta para perder peso. Ela melhora a circulação e é um excelente antioxidante .

Nesta publicação diremos o mais importante que você deve saber sobre a berinjela e por que você deve incluí-la em sua dieta regular.

7 Propriedades medicinais da casca da laranja

Benefícios da berinjela para a saúde.

1. Protege o sistema cardiovascular

Graças ao fato de que este vegetal é rico em potássio, ele ajuda a manter uma frequência cardíaca estável. Também contém flavonoides, reduz os níveis de colesterol ruim no corpo e estimula o aumento do colesterol bom.

É importante ressaltar que ambas as propriedades são muito importantes para reduzir o risco de doenças cardíacas.

2. Combate os radicais livres

Sendo um excelente antioxidante, a berinjela é especialista na luta contra os radicais livres. Ela protege as células combatendo e atrasando seu envelhecimento.

Também funciona como depurativo , ajudando a eliminar uma grande quantidade de toxinas .

3. Melhora o funcionamento do cérebro

Os fitonutrientes contidos na berinjela são benéficos para o sistema cognitivo e a saúde mental.

Eles mantêm o cérebro livre de toxinas e aumentam o fluxo de sangue para o cérebro, estimulando a boa memória e uma melhor capacidade de análise.

4. Ajuda a perder peso

A berinjela contém uma boa quantidade de fibra solúvel, que ajuda a equilibrar o sistema digestivo.

É pobre em calorias e, como mencionamos anteriormente, é composta principalmente de água, o que nos dá um efeito saciante, ajudando-nos a nos sentir satisfeitos por mais tempo e favorecendo a perda de peso.

5. Previne a anemia

Uma das principais causas da anemia é a falta de ferro no sangue. A berinjela, por ser rica em ferro, é recomendável para evitar e tratar a anemia.

Da mesma forma, desempenha um papel importante no desenvolvimento de glóbulos vermelhos, ajudando a metabolizar proteínas.

6. Melhora a visão

Uma vez que a berinjela contém antocianina (um composto solúvel que ajuda a melhorar o sistema nervoso central), recomenda-se seu consumo para manter uma visão saudável e evitar cataratas.

7. Melhora a saúde dos ossos

A berinjela contém compostos fenólicos que são benéficos para ter ossos fortes e, portanto, reduzem a possibilidade de sofrer de osteoporose.

Como mencionado acima, contém uma boa quantidade de ferro e cálcio , nutrientes essenciais para manter nossos ossos saudáveis.

8. Para cabelos saudáveis

Contendo vitamina B3, a berinjela é usada para estimular o crescimento do cabelo.

Também é carregada de vitamina A , que estimula a produção de oleosidade, conseguindo hidratar o cabelo e evitar sua queda.

9. Combate a retenção de líquidos

Essa acumulação é apresentada por diferentes fatores como a menstruação, menopausa, gravidez, doenças cardíacas e nos rins, entre outros.

Recomenda-se beber água de berinjela, pois se revela um diurético por excelência, o que ajuda a expulsar os líquidos retidos.

Esta retenção também pode estar fazendo com que você pareça ter excesso de peso, então, se você quer perder alguns quilos, não hesite em incluir a água de berinjela em sua rotina diária.

Noticias Web

Noticia Web foi criado para trazer noticias relevantes a você, que quer ficar informado do dia dia do nosso Brasil e mundo. OBRIGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *